Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Como peixe na águaComo peixe na água

Como peixe na água

Como peixe na água

Na piscina olímpica ou águas abertas, eis alguns dos gadgets para tornar as suas braçadas bem mais divertidas e interessantes.

Braçadas rápidas ou mais longas? Para um ritmo certo, nada melhor do que o Tempo Trainer Pro, um dispositivo que se prende sob a touca e emite beeps a intervalos regulares para que possa manter o ritmo ideal. Os intervalos entre cada som são ajustáveis, permitindo programá-lo a cada treino.

Se preferir antes uma “batida” mais musical, só tem de prender o DUO™, aos óculos. Este leitor de música funciona sem auriculares, sendo o som transmitido ao ouvido interno através do osso malar.

 

Sem folgas

Perfeitos treinadores pessoais de pulso, seguem a par e passo cada braçada, dando-lhe toda a informação de que precisa para saber não só como correm os treinos, mas também para melhorá-los. Nesta área, há um vasto leque de opções por onde escolher. É o caso, por exemplo do Swimmo, que monitoriza a frequência cardíaca, para assegurar que está sempre no ritmo certo, controlando através de vibração quando é necessário aumentar ou reduzir o ritmo, fazendo ainda contagem de braçadas, distância, velocidade e ritmo, calorias despendidas, etc. Permite-lhe igualmente definir objetivos de treino e analisar o histórico de treinos, consultar recordes pessoais, etc.

Para quem gosta de ir mais além nos treinos e modalidades, o Suunto Ambit 3 é uma opção. Indicado para indoor e outdoor, é um relógio multidesporto, com GPS, velocidade, ritmo e distância, cardiofrequencímetro (Suunto Smart Sensor para natação), programas de treino, indicação de tempo de recuperação, Bluetooth para notificações de smartwatch e inúmeras outras funções para modalidades fora de água, como altitude, função de retorno (ao ponto de partida), informação meteorológica, entre outras. Decididamente não há desculpa para ficar no sofá!

Interessante é também o Xmetrics, concebido especificamente para nadadores, com feedback áudio em tempo real e análise biomecânica. Usado preso aos óculos, ajuda-o a monitorizar o seu desempenho para “maximizar o seu potencial e focar-se onde realmente importa”. Disponível em duas versões, Pro e Fit.

Ou o TritonWear, que mede dados com impacto direto em dois componentes cruciais na natação: velocidade (splits, velocidade, tempo debaixo de água, ritmo, distância, etc.) e eficiência de braçada (frequência, contagem e tipo de braçada, cadência, distância por braçada, etc.). Prende-se nos óculos, regista dados online e permite ainda a monitorização de vários nadadores de uma mesma equipa ou grupo.

O relógio GarminSwim é outra das alternativas. Só tem de carregar em Start e mergulhar para o mesmo identificar automaticamente o seu tipo de braçada e acompanhá-lo durante todos os treinos, calculando a eficiência de braçada, distância, ritmo, cadência, calorias despendidas, swolf, etc., dados que envia para o computador e que pode partilhar com os amigos ou treinador.

 

Proteção extra

Proteger os ouvidos sem perder pitada do que se passa à sua volta é mais fácil para nadadores e triatletas se usarem SwimEars ou Surfears, tampões extremamente confortáveis, especificamente desenhados para o efeito, em treino ou competição. Os últimos, como o nome indica, são também uma mais-valia na prática de surf.

 

Para não perder o norte

Para não se perder em águas abertas, o Iolite é o melhor guia que pode ter por companhia. Com GPS integrado, prende-se nos óculos. Com feedback em tempo real, regista ritmo e cadência, analisando ainda a direção em que está a nadar, indicando através de luz se está no rumo certo.

Outra hipótese são os OnCourse Goggles, também com feedback em tempo real através de luzes coloridas para o manter no caminho perfeito, permitindo-lhe uma maior eficiência no treino, importante quando o objetivo passa também por melhorar os recordes pessoais.

Para segurança acrescida em piscina, que pode ser usado também por nadadores pouco experientes como as crianças, tem disponível o Seal SwimSafe, um monitor de pequenas dimensões que emite sinais de alarme quando o tempo de submersão do nadador se alonga.