Dicas para proteger a casa contra ondas de calor
Dicas para proteger a casa contra ondas de calor
O verão chegou e, se dúvidas houvesse, provam-no os dias mais longos e as ondas de calor que de ano para ano parecem ser mais frequentes e também mais intensas. Preparar a casa e adotar alguns hábitos básicos são essenciais para enfrentar estes períodos de temperaturas extremas. Um sério risco para a saúde e bem-estar, […]
O verão chegou e, se dúvidas houvesse, provam-no os dias mais longos e as ondas de calor que de ano para ano parecem ser mais frequentes e também mais intensas. Preparar a casa e adotar alguns hábitos básicos são essenciais para enfrentar estes períodos de temperaturas extremas.
Um sério risco para a saúde e bem-estar, particularmente no que toca aos chamados grupos mais vulneráveis, como as crianças, os idosos e pessoas com doenças crónicas, como as cardiovasculares, respiratória e diabetes, entre outras, as ondas de calor exigem a adoção de alguns hábitos e cuidados adequados.
Algumas adaptações nas casas e ter atenção a alguns hábitos diários podem ser o suficiente para tornar a sua casa muito mais confortável durante o Verão.
Hábitos a adotar regularmente para manter a casa fresca
Alguns cuidados simples podem fazer a diferença quando o calor extremo se faz sentir.
- Habitue-se a manter as janelas, cortinas, estores e persianas fechados durante as horas de maior calor (especialmente entre as 11h e as 17h) para impedir a entrada da luz solar direta e conseguir desta forma reduzir o aquecimento das várias divisões.
- Nas primeiras horas e no final do dia, quando a temperatura exterior tende a ser mais amena, assim como durante a noite e madrugada, abra as janelas para ventilar a casa.
- Na hora de escolher cortinados, prefira versões blackout e/ou térmicos, mais eficazes para repelir o calor.
- Plantas dentro de casa são sempre uma boa aposta – além de refrescarem o ambiente e melhorarem a qualidade do ar, ajudam a relaxar e reduzem stress e ansiedade.
- Evite gerar calor extra. Reduza o uso de eletrodomésticos e equipamentos eletrónicos, desligando todos aqueles de que não necessita no momento (lembre-se que mesmo em standby, os eletrodomésticos e dispositivos eletrónicos geram calor, além de consumirem energia desnecessariamente). Dê preferência por refeições leves e frias, que não requeiram confeção no forno ou exijam muito tempo ao lume.
- Prefira lençóis leves de algodão ou linho, respiráveis, dado absorverem menos calor.
- Móveis claros e naturais são também uma boa opção dado refletirem a luz e aquecerem. Nesta altura do ano, deverá também retirar tapetes quentes e, caso o pretenda, substitua-os por tapetes mais finos e frescos.
- Use roupas leves, soltas e de algodão, de preferência, mais respiráveis.
- Hidrate-se – a si e aos seus – bebendo água regularmente.
Invista em soluções mais eficientes e/ou sustentáveis
- O ar condicionado reduz bastante a temperatura interna do ambiente, razão pela qual é uma das soluções mais populares nos dias de calor excessivo; convém certificar-se, no entanto, de que se trata de um modelo com elevada eficiência energética.
- As ventoinhas de teto com função de verão-inverno são uma solução eficaz e prática que pode ponderar. Dependendo do sentido da rotação das pás/lâminas, fazem circular o ar no sentido ascendente (modo verão), baixando a temperatura ambiente, ou podem distribuir o ar quente acumulado no teto para baixo (modo inverno).
- Se ainda não o fez, talvez esteja na hora de investir em isolamento térmico, uma solução eficiente que lhe permite manter a casa sempre confortável, independentemente da estação, reduzindo simultaneamente a fatura elétrica.
- E já que o tema é manter o ambiente da casa mais confortável, seja nas estações quentes ou frias, trocar as janelas por versões mais eficientes, preferencialmente com vidros duplos e caixilharia com corte térmico é outra aposta de que não vai arrepender-se, além de que reduzem substancialmente o ruído que vem do exterior.
- Considere igualmente substituir as lâmpadas fluorescente por LED, dado produzirem menos calor e serem ainda mais eficientes. Lembre-se igualmente de apagar as luzes desnecessárias em casa, quando sai das várias divisões.