Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Férias sobre quatro rodas – dicas para uma viagem memorávelFérias sobre quatro rodas – dicas para uma viagem memorável

Férias sobre quatro rodas – dicas para uma viagem memorável

Férias sobre quatro rodas – dicas para uma viagem memorável

Sinónimo de liberdade por excelência, qualquer viagem de carro requer, no entanto, alguma preparação prévia, para desfrutar ao máximo da experiência e evitar gastos supérfluos e eventuais percalços

Delinear um plano de viagem é essencial para conseguir definir um orçamento e controlar os custos; é também importante para ter uma ideia do tempo necessário para chegar de A a B com os vários desvios pretendidos. E, naturalmente, dos locais onde poderá alojar-se, que, especialmente em época alta, requerem reserva.
Nesta fase do projeto, sites como o Google Maps, o Roadtrippers, o Inspirock ou o MapQuest são uma boa ajuda, já que além do percurso, indicam estações de serviço, Multibanco, hotéis, restaurantes, parques, etc. Há ainda que contemplar alguns ajustes que poderão ser necessários – se viajar com crianças, as paragens terão de ser mais frequentes; se tiver dificuldade ou não gostar de conduzir à noite, poderá ter de encurtar a distância; se levar animais, o alojamento terá de ser pet-friendly… E, naturalmente, incluir tempo para lazer, descontração e para explorar os diferentes locais por onde passar.

Gestão de custos

Definir um orçamento deverá ser uma prioridade: combustível, alojamento, alimentação e turismo são algumas das despesas a que não pode fugir, especialmente o combustível – o resto é mais fácil, dada a variedade oferecida. Convém igualmente certificar-se que o carro está em boas condições.

Tempo limitado?

Alugar um carro é algo que também poderá contemplar, se optar por uma road trip noutro continente ou num país mais distante, uma forma de poupar tempo e/ou o seu automóvel. Em viagens mais longas, poderá mesmo considerar comprar um carro e vendê-lo antes do regresso. Independentemente da opção escolhida, terá sempre de incluir a viagem de ida e volta.

Na bagagem

Na hora de fazer as malas, contenção deve ser a palavra-chave: menos peso no carro, menos confusão, maior conforto. Faça uma lista do essencial, que deve incluir além de roupa e calçado confortável, bem como óculos de sol para o(s) condutor(es), GPS e mapas, telefone com navegação, carregador de telemóvel (versão elétrica e automóvel), água, snacks, pratos e talheres de plástico/reutilizáveis (de preferência), sacos de lixo, papel higiénico, geleira, isqueiro, estojo de primeiros-socorros, gel de mãos, detergente, equipamento para campismo (se aplicável), cobertor para acompanhantes. Com crianças pequenas, brinquedos, artigos de higiene, água e refeições prontas a comer são algo que não deve esquecer.
Um bidão de combustível – atenção às regras do seu transporte no estrangeiro – pode dar também jeito no caso dos mais aventureiros.

Segurança

Antes de partir-se, procure informar-se sobre os locais que pretende visitar – as regras de trânsito devem ser uma prioridade – e, sempre que possível, deixe alguém informado sobre os planos de viagem. Controle o depósito de gasolina e as estações de serviço no caminho e faça pausas de condução regulares.

Tome nota
  • Não saia de casa à pressa. Faça uma lista de tudo o que precisa e confirme que está tudo antes de iniciar a sua viagem.
  • Verifique o estado do pneu sobresselente e do macaco.
  • Prepare-se para o inesperado – independentemente dos preparativos, há sempre a possibilidade de surpresas, boas ou em por isso. Paciência e boa disposição são essenciais.
  • Fuja das autoestradas. As estradas secundárias são bem mais interessantes. Use-as só quando o fator tempo for prioritário.