Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Gadgets para atividade física

Gadgets para atividade física

Desde pulseiras que monitorizam a atividade física ao longo do dia aos chamados smart fitness watches, sem esquecer as balanças ou mesmo auscultadores ou roupa inteligentes, não pode dizer que lhe faltam incentivos para deixar o sofá, sobretudo agora que os dias são longos e as temperaturas apetecíveis. Ficam algumas das muitas possibilidades.

Trinta minutos de atividade física, correspondente a cerca de 10 mil passos diários, é suficiente para obter benefícios para a saúde e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Apesar de não ser novidade, há ainda muitas pessoas sedentárias, “apegadas ao sofá”, mas também sem disponibilidade ou disposição para frequentar um ginásio. Se é o seu caso e precisa de um incentivo extra para dar os primeiros passos ou simplesmente gostava de controlar a sua atividade física diária, nomeadamente a distância percorrida e número de passos dados, calorias despendidas, assim como a qualidade do sono, tem já à distância de uns simples cliques vários modelos de pulseiras de monitorização de fácil utilização. Trata-se de uma forma fácil de o ajudar a alcançar objetivos previamente definidos, por exemplo, os tais 10 mil passos já falados. Por defeito (embora possa ser ajustado sempre que se quiser), trata-se do número de passos predefinidos para a Fitbit Flex; quando todos os pontos de luz na pulseira se iluminarem está atingido aquele número. Com um design apelativo e cardiofrequencímetro incluído, as pulseiras, disponíveis em várias cores Up3, da Jawbone, alertam regularmente para a necessidade de se levantar e mexer um pouco através de vibração. E por que não a Polar Loop + Sensor, cuja barra se preenche à medida que os objetivos vão sendo alcançados, indicando diferentes opções (Jog, Walk ou Up, ou seja, atividades de intensidade alta, média e baixa, respetivamente) e durações necessárias para o fazer? Outra alternativa é vívosmart HR+, da Garmin, com GPS e cardiofrequencímetro incluído, que conta não só passos e calorias, mas também andares subidos, intensidade, distância e velocidade durante a atividade, além de monitorização do sono. Com um conceito algo diferente, e de preço bastante acessível (US12), a pulseira da Pivotal Living informa sobre os passos dados, distância percorrida, calorias e padrões de sono, bem como as horas, no seu ecrã. A app dá-lhe a possibilidade ainda de gerir a alimentação e hidratação. A diferença deste monitor é que o preço corresponde a uma subscrição anual, com a vantagem que sempre que a renovar, recebe um novo aparelho.

Estas pulseiras tem associadas apps com funções tão variadas como “personal trainer”, dicas sobre escolhas saudáveis, notificações inteligentes (email, sms alertas de redes sociais, etc.), que lhe permitem consultar os seus progressos e ligar-se a outros utilizadores e participar com eles em desafios de fitness, conquistar troféus, entre outras possibilidades.

 

Relógios de desporto

Para os praticantes regulares de atividades como running, BTT, bicicleta de estrada, triatlo, há todo um mundo de opções, tal como para escalada, natação, golfe, entre outras. Difícil é mesmo escolher. Convém por isso comparar vários modelos para escolher os que mais se adequam aos seus requisitos. Não faz sentido adquirir um modelo muito complexo se não usufruir de todas as potencialidades.

Se corre regularmente e pretende medir distância, velocidade e duração dos treinos com um relógio GPS, o Forerunner 25, da Garmin pode ser uma opção, especialmente se acompanhado por um smartphone compatível (Bluetooth), que lhe permite receber notificações smart de chamadas e sms e partilhar em tempo real o progresso da sua atividade através de redes sociais com amigos. Se o que quer é um treinador pessoal de corrida no pulso, provavelmente o Garmin Forerunner 620 seja mais indicado, dado permitir a planificação de treinos, controlar desempenho e informações sobre as suas potencialidades (por exemplo quanto mais rápido tem capacidade para correr e como), tempo de recuperação, previsões de tempos de corrida, etc.

Para os amantes de montanha, a correr ou de bicicleta, a Suunto tem o modelo ideal, o Ambit3 Vertical, que permite acompanhar o perfil de altitude do percurso durante o treino ou prova, planificar o treino através de mapas topográficos, a recuperação. Útil também a função Track Back, comum a outros modelos, como o Ambit2 R, que lhe permite seguir por caminhos desconhecidos sem se perder – basta selecionar a função e escolher se quer regressar ao ponto de partida pelo mesmo caminho ou pela via mais próxima.

Muito prático e fácil, o TomTom Spark Cardio + Music, o modelo mais completo da marca atualmente, é um relógio de fitness com GPS que lhe possibilita alternar entre corrida, passadeira, ginásio, ciclismo e natação, partilhar os treinos, medir progresso, etc., s, competir com amigos com a vantagem de possuir armazenamento para música, permitindo-lhe treinar sem telemóvel ou Mp3/4.

Os preços e características destes relógios variam bastante. A escolha depende obviamente dos hábitos de prática desportiva e do investimento que se quer fazer, mas uma pesquisa cuidada pelos sites das marcas ou lojas de desporto permite-lhe com alguma facilidade encontrar um à sua medida, se o desejar.

 

Minimalistas multicompetentes

Minimalistas no tamanho e design, os smart headphones KuaiWear vêm equipados com leitor de Mp3, sensores biométricos, feedback de voz em tempo real e planos de treino desenvolvidos para o ajudarem a atingir os seus objetivos., eliminam a necessidade de acessórios extras na prática de corrida, treino de ginásio, ciclismo, triatlo, natação e desportos extremos.

 

Peso-pluma

Para o trabalho com pesos, livres, corpo ou máquinas, no ginásio ou no exterior, o Gymwatch ajuda-o a monitorizar o seu treino, detetando situações de execução incorreta e oferecendo feedback imediato para assegurar a sua correção e ajudar a atingir os objetivos pretendidos.

 

Para mais tarde recordar

Capturar a sua atividade em vídeo é possível através das várias câmaras concebidas para o efeito disponíveis no mercado. É o caso da GoPro Hero4 Session, a mais pequena e mais leve, ideal para corredores, esquiadores e ciclistas, entre outros. Ou da TomTom Bandit Action Cam com sensores incorporados (força G, velocidade, rotação, aceleração e altitude) que criam automaticamente destaques da ação. De edição fácil, permite criar vídeos em poucos minutos sem necessidade de download de imagens. Outra opção é Roam3 da Contour, com extrema facilidade de alternância entre modo vídeo e fotografia, “tão fácil que se pode fazer de olhos fechados”, fácil orientação de imagem através de nivelamento laser, rotação de lente de 270o, submersível até 10 metros sem caixa.

 

Para as senhoras

Para maior conforto ou para quem não gosta de usar as tiras/bandas elásticas com sensores de frequência cardíaca, existem já no mercado vários modelos de soutiens de desporto concebidos para o efeito. Uma das soluções é o Top de Corrida Cardio da Kalenji, o HRM Bra da Adidas ou o Weartech Women’s Gow Smart Sports Bra.

Para monitorizar o peso e composição corporal, não faltam balanças, a começar pela Aria, da Fitbit, que acompanha as oscilações de peso, monitoriza o seu (e do resto da família) Índice de Massa Corporal (IMC), a massa magra e gordura corporal, sincronizando-se automaticamente através da sua rede de Wi-Fi. O modelo RD-901 da Tanita vem equipada com tecnologia de análise de impedância bioelétrica de dupla frequência, medindo massa óssea, metabolismo basal, massa muscular, gordura visceral, água, etc. Para os fãs da Apple, a Withings Smart Body Analyzer e balança digital é uma boa aposta; além do peso e composição corporal, mede o ritmo cardíaco, monitorizando ainda a qualidade do ar no interior, através da medição da temperatura e Co2.

 

Curiosidades

Disponíveis a partir de julho 2016, os calções e corsários para corrida da Lumo possuem sensores que monitorizam os passos, distância de passada, rotação pélvica que através de uma app fornecem o acompanhamento necessário para melhorar a sua postura. No final do treino, é apresentado um sumário e vários conselhos. Fica também a dica. A marca disponibiliza também um pequeno sensor que se fixa na roupa, vibrando sempre que deteta má postura.