Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Ler com gosto e sem gastar muitoLer com gosto e sem gastar muito

Ler com gosto e sem gastar muito

Ler com gosto e sem gastar muito

Se gosta de ler e devora título após título avidamente, saiba como conseguir manter o este hábito sem comprometer o orçamento familiar, especialmente se outros elementos da família partilharem a sua paixão.

 

Há vida nas bibliotecas

Há quanto tempo não entra numa biblioteca? Procure a biblioteca mais próxima e aproveite o que a mesma tem para lhe oferecer. Além dos livros que pode levar para casa gratuitamente – basta-lhe o cartão de biblioteca -, tem revistas para explorar e filmes para requisitar. Aproveite e informe-se sobre as atividades na agenda: hora do conto para os mais pequenos, dormidas na biblioteca, sessões de formação e esclarecimento sobre temas vários, ciclos de conversas. Aproveite!

 

Clube de leitura

Ler é uma paixão partilhada por muita gente, por isso há sempre livros novos entre os seus amigos, familiares e colegas- Peça emprestado e troque. Pode também “aliar-se” a duas ou três pessoas com as mesmas preferências e criar uma lista de títulos desejados, cabendo a cada pessoa comprar uma parte e depois fazer circular entre o grupo.

Pode igualmente partilhar os títulos adquiridos recentemente num documento Google partilhado, o que tem a vantagem adicional de poder controlar a movimentação dos livros que empresta.

 

Descontos sempre bem-vindos

Inscreva-se nas newsletters de editoras e livrarias e aproveite as campanhas de promoção e descontos oferecidos. Os cartões de fidelização são outra opção a não subestimar.

Evite igualmente adquirir os lançamentos mais recentes, regra geral mais caros, e espere uns tempos até o preço baixar um pouco ou surgir alguma promoção.

 

Usados como novos

Atualmente são muitas as livrarias, inclusivamente online, como a Fnac, com livros usados a preços bastante competitivos, mesmo com portes incluídos, caso do Half.com. Informe-se nas livrarias que costuma frequentar ou, se preferir, faça uma pesquisa na net.

 

Leves no peso e no custo

A leitura digital é todo um mundo a explorar se ainda não se aventurou. Se não dispõe de um leitor, como um Kindle, da Amazon, ou Kobo, da Fnac, entre outros, o computador, tablet e smartphone são sempre uma possibilidade.

Explore a lista de títulos gratuitos ou a preços mesmo muito reduzidos disponível em inúmeros sites como o da Amazon (veja também os sites da Amazon Brasil, Espanha, UK), da Barnes & Noble, do Google Play, do Projeto Gutenberg, Luso Livros, Biblioteca Digital Camões, Elivros Grátis, Português Free EBooks, Biblioteca Digital Europeia, entre outros.

 

Sabia que..

Se alguma vez deixar o cair um livro dentro de água – na banheira, piscina, por exemplo -, há fortes hipóteses de o salvar. Apanhe-o, deixe escorrer e depois coloque-o num saco de plástico, direito, na vertical, dentro do congelador. Duas semanas depois, aproximadamente, dependendo do tamanho do livro, poderá recomeçar a leitura.