Notas em Dia
Medicamentos que deve ter em casaMedicamentos que deve ter em casa

Medicamentos que deve ter em casa

Medicamentos que deve ter em casa

Dores de cabeça, azia, constipações e contraturas são alguns dos exemplos de situações de gravidade leve que nos podem afetar, comprometendo o nosso bem-estar. Saiba que conjunto de medicamentos deve ter em casa.

Indisposição, dores ligeiras e moderadas, alergias ou febre, por exemplo, são situações comuns, sobretudo em casas com crianças. Vale, por isso, a pena manter em casa alguns medicamentos não sujeitos a receita médica para evitar ter de sair a correr para a farmácia ou o médico.

 

Analgésicos

Paracetamol, Ibuprofeno e Aspirina são excelentes para o alívio de dores de cabeça e menstruais, assim como as provocadas por entorses, bem como da gripe, ajudando a reduzir a febre.

 

Anti-histamínicos

Recomendados em caso de alergias, rinite alérgica, urticária e picadas de insetos, entre outros sintomas, os antialérgicos, como são também conhecidos, encontram-se disponíveis em comprimido ou creme para aplicação tópica – convém ter ambos, até porque alguns geles ajudam a aliviar queimaduras. Atenção porque alguns dos comprimidos podem provocar sonolência, pelo que convém ler as bulas com atenção.

 

Antidiarreicos

Intoxicações alimentares e infeções virais são algumas das causas mais comuns de diarreia que pode controlar com antidiarreicos de venda livre. Não devem, no entanto, ser administrados a crianças com menos de 12 anos sem aconselhamento médico. No caso de diarreia severa sem melhorias após 48-72 horas (24 horas em crianças pequenas), com sangue, prolongada por mais de duas semanas, em pessoas idosas ou acompanhada de febre alta (>38,5 oC), procure aconselhamento médico. Se viajar para destinos exóticos, inclua-os na bagagem.

 

Normalizadores da flora intestinal 

Em situações de diarreia, o recurso a um normalizador da flora intestinal é também recomendado, já que ajuda a regular o trânsito intestinal e pode igualmente complementar a reidratação oral sempre que necessário.

 

Antiácidos e digestivos

Acidez, ardor de estômago, indigestão são sintomas cujo alívio se faz sentir com a toma deste tipo de medicamentos, disponíveis para mastigar, dissolver em água ou líquido para beber, que têm como principal função evitar a produção de ácido no estômago ou neutralizá-lo. Atenção, se os sintomas se prolongarem por mais de duas semanas, consulte o seu médico.

 

Creme de hidrocortisona

Presente em forma de loções, cremes e unguentos, ajuda a reduzir inflamações da pele (dermatites), eczema e picadas de insetos. Não deve ser utilizado no rosto salvo sob indicação médica.

 

Creme antisséptico

Indicado para tratamento de  feridas ligeiras, cortes e arranhões, ajuda a regenerar a pele prevenindo simultaneamente infeções.

 

Creme para queimaduras

Forno, tachos quentes, ferro de engomar são os grandes responsáveis pelas queimaduras em casa pelo que um creme para queimaduras numa gaveta da cozinha é sempre bem-vindo.

 

Tome nota

  • Todos os medicamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças.
  • Leia sempre as instruções/folheto informativo antes de tomar qualquer medicamento.
  • Lembre-se que no caso das crianças a dosagem difere.
  • Guarde os medicamentos em ambientes protegidos da luz, calor e humidade (evite a casa de banho e locais perto de químicos, como os produtos de limpeza).
  • Verifique o prazo de validade dos medicamentos. Sempre que o mesmo for ultrapassado, o medicamento deve ser entregue numa farmácia e não deitado para o lixo.