Notas em Dia
Novo Cartão de Cidadão: o que traz de novo?Novo Cartão de Cidadão: o que traz de novo?

Novo Cartão de Cidadão: o que traz de novo?

Novo Cartão de Cidadão: o que traz de novo?

Este ano, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, assinalou também o “nascimento” da nova versão do Cartão de Cidadão, agora contactless e mais seguro, entre outras novidades.

“Mais completo, mais seguro e mais digital”, indica o site justiça.gov.pt, o novo Cartão do Cidadão vem substituir os documentos caducados até 10 de junho último, data em que começou a ser emitida esta nova versão, e ainda todos os que caduquem a partir dessa data. Isto significa que só será necessário trocar o seu atual Cartão de Cidadão pela nova versão quando tiver de o renovar por prazo de validade ou em caso de perda, furto ou danos.

O que mudou?

  • Elementos visuais: à primeira vista destaca-se logo a fotografia, que é maior do que a do anterior cartão. O design foi buscar inspiração a elementos da cultura nacional, caso do Mar Largo, um dos motivos da calçada portuguesa, das quinas, da flor-de-lis e da cruz da Ordem de Cristo. O novo Cartão de Cidadão inclui ainda a bandeira da União Europeia, a sigla PT, de Portugal, e a designação do documento em inglês (Identity Card). Também o chip muda, passando a estar no verso do cartão.
  • Novas funcionalidades: o novo cartão traz novas funcionalidades que se prendem com a sua maior componente digital. Passa a ter integrado um chip eletrónico contactless no verso do cartão, que dispensa a utilização de leitor de cartões smartcard, que além de permitir simplificar a leitura da informação, vem agilizar os processos de identificação bastando encostar o cartão para respetiva leitura do chip. Isto permitirá a sua utilização como meio de autenticação num serviço digital ou presencial e, num futuro, a agilização nos serviços públicos e privados, como título de transporte em todo o país, associação a bilhetes eletrónicos para espetáculos, entre outras vantagens.
  • Maior segurança: o documento destaca-se também, e sobretudo, pela maior segurança, integrando mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital, como o fundo anticópia visível apenas por luz ultravioleta, em linha com as mais recentes normas de segurança, além de materiais inovadores.

Todos estes aspetos fazem do novo Cartão de Cidadão português um dos mais seguros em todo o mundo.

Leia também: Perdi o cartão de cidadão. E agora?