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Open Banking, o que é e como funcionaOpen Banking, o que é e como funciona

Open Banking, o que é e como funciona

Open Banking, o que é e como funciona

Maior liberdade para contratar produtos e serviços e agregar os seus dados e histórico financeiro são algumas das vantagens do Open Banking, que permite centrar as informações financeiras num mesmo local, facilitando a gestão das finanças pessoais.

Um novo modelo de negócio, criado na sequência da Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (DSP2), o sistema de Open Banking é uma tecnologia financeira, denominada API (Application Programming Interface), que vem revolucionar a prestação de serviços bancários, ao permitir a disponibilização de informação entre instituições bancárias, numa única plataforma, de forma segura e integrada, sempre com a prévia autorização do cliente. Ou seja, o cliente decide que informação quer partilhar, com quem e durante quanto tempo, por outras palavras, o cliente “passa a ser” dono dos seus dados financeiros e poderá escolher quando e com quem os partilha.

O Open Banking é uma forma de permitir às empresas, às quais dê permissão, um acesso seguro e limitado à sua informação bancária, para que possam prestar-lhe serviços úteis, como a análise de crédito imediata, uma vez que a instituição financeira  terá acesso à informação estritamente necessária, como o IBAN, nome do titular da conta e informação do vencimento, ou dicas sobre como gerir o seu orçamento. Tudo isto com a máxima segurança e transparência.

Associado à Chave Móvel Digital, o Open Banking permite excluir a necessidade de apresentação total de documentos, por exemplo, ao efetuar um pedido de crédito online.

Leia também: Chave móvel digital: saiba o que é, como pedir e quais as vantagens

Vantagens do Open Banking

Além de permitir solicitar crédito sem necessidade de apresentar documentação, quando associado com a Chave Móvel Digital – o Cetelem é a primeira Instituição Financeira a ter este solução na concessão de crédito –, com o Open Banking pode também agregar contas de vários bancos, consultar saldos e movimentos de todas as contas e desta forma identificar facilmente todos os seus gastos, ou fazer transferências. Isto significa, por exemplo, que mediante acesso a uma aplicação consegue saber o seu saldo disponível geral, ou seja, todo o saldo que tem disponível nas diferentes contas, ter acesso às suas despesas de forma agregada ou inclusive receber um alerta sempre que se aproximar a data limite para o pagamento da prestação de um crédito que tenha contraído.

Se, por exemplo, precisar de apresentar uma garantia de que tem fundos suficientes nas suas contas para financiar uma compra mais avultada, o Open Banking permite-lhe autorizar que terceiras entidades acedam à informação que determine, apenas uma vez e para o fim em questão.

Entre outras vantagens está ainda a possibilidade de saber que instituições financeiras oferecem os melhores serviços e produtos nas mais diversas áreas.

Segurança extra

O Open Banking é tão seguro como o homebanking/netbanking. Além de controlar quem pode ver os seus dados bancários, o utilizador controla ainda o grau de acesso que têm à sua conta, não sendo possível a terceiros aceder aos seus dados de acesso ou às suas passwords bancárias. Adicionalmente, as empresas não podem efetuar débitos diretos sem o seu acordo. Esta é aliás a grande premissa do Open Banking: não se poder fazer nada sem o seu consentimento explícito.

Para sua segurança, certifique-se que se trata de uma entidade autorizada. Todos os prestadores de serviços autorizados, bancários e não bancários, estão sujeitos à supervisão do Banco de Portugal.