Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Passo a passo para um Natal mais sustentávelPasso a passo para um Natal mais sustentável

Passo a passo para um Natal mais sustentável

Passo a passo para um Natal mais sustentável

Da redução do desperdício, alimentar e não só, a ideias para prendas que apenas exigem disponibilidade e tempo, ficam algumas sugestões para viver esta quadra de uma forma mais sustentável. O espírito natalício também é isto.

Decorações natalícias

Precisa de ornamentos para a casa e árvore de Natal? Opte por decorações em madeira, vidro e tecido, materiais que além de duradouros são recicláveis, o que não acontece com outros como PVC e alguns tipos de plástico.

Embrulhos

Na altura de embrulhar as prendas, reutilize antigos sacos de papel e laços que estejam em bom estado (guarde também os que sobrarem deste ano para o próximo), caixas de sapatos, papel pardo ou de jornal. Se tiver máquina de costura e restos de tecidos em casa, use-os – pode ainda escolher sacos reutilizáveis como os usados para os legumes, por exemplo, uma solução 2 em 1 –, basta usar a imaginação. Pode também adquiri-los em sites como o Wrag Wrap, o Not On The High Street ou o Etsy, por exemplo.
Se comprar papel, evite os que tenham glitter ou metalizados, já que estes não podem ser reciclados.
Já agora, sempre que for às compras, leve os seus próprios sacos reutilizáveis.

Reduza o desperdício

Mesa de Natal quer-se farta, não há como negá-lo, mas antes de deitar mãos à obra, planeie as refeições da consoada e dia de Natal cuidadosamente para evitar desperdício. Se tiver convidados a ajudar com a comida e as bebidas, faça uma lista para evitar excessos e consequente desperdício. Congele as sobras e/ou distribua-as pelos convidados, utilize-as em novas receitas, etc.

Atenção aos talheres

Já que falámos de refeições, e mesmo sabendo que facilitam e muito, evite a utilização de talheres, pratos e copos descartáveis: há muitos plásticos de utilização única que não são recicláveis.

Cheques personalizados de Natal

Não quer/pode gastar muito neste Natal? Ofereça cheques pessoais disponibilizando algum do seu tempo: festa do pijama para os amigos dos seus filhos e/ou filhos dos amigos, uma aula de culinária, um jantar romântico, ajuda com um projeto, etc. Inspire-se aqui.

Postais de boas-festas

Todos os Natais deitamos fora um sem-número de postais de Natal. Exceção feita aos solidários, este ano – e nos próximos – envie antes e-cards. Há para todos os gostos, dos mais clássicos aos mais irreverentes, à simples distância de um clique.
Compense a sua pegada de carbono Apoiar projetos sustentáveis é uma das formas de compensar a sua pegada ecológica. No site Carbon Footprint, por exemplo, encontra simuladores para calcular a sua em várias atividades e projetos para compensar.