Radiador: cuidados que deve ter
Radiador: cuidados que deve ter
Responsável pela refrigeração do motor, evitando que a sua temperatura não exceda os limites para o seu bom funcionamento, o radiador requer alguns cuidados mínimos para cumprir esta função de forma eficaz, preservando o motor por mais tempo.
Verificar regularmente o nível da água no radiador, repondo sempre que necessário, é decididamente um dos melhores hábitos que pode adotar. Se possível, a cada duas semanas e com o carro frio. Se precisar de encher, não ultrapasse o nível máximo, uma vez que poderá levar também a um sobreaquecimento do motor.
Já que abriu o capô, aproveite e veja também o nível do óleo de motor.
Em boa companhia
Convém igualmente trocar o respetivo aditivo, uma vez que este serve para aumentar o ponto de ebulição da água (impedindo que evapore facilmente) e também para reduzir o ponto de congelamento, assegurando que a água no seu interior se mantém líquida – confirme no manual do seu veículo a regularidade e as instruções para o fazer.
Este fluido é geralmente verde-azulado, amarelo ou rosa-avermelhado. Alterações na cor para um tom acastanhado indicam corrosão ou composição incorreta do líquido. Assim que possível passe por uma oficina para ver de que se trata.
Mangueiras: check!
As mangueiras do radiador em boas condições são outro dos segredos para preservar o bom funcionamento desta peça. Inspecione-as regularmente e proceda à sua substituição sempre que detetar danos como rachas, falta de firmeza, por exemplo.
Limpar é preciso
Com o tempo, podem acumular-se resíduos de calcário, sujidade, óleo, etc., no depósito do radiador, recomendando-se a sua limpeza por um profissional dado requerer material específico.
Atenção
Não desenrosque nunca a tampa do radiador com o motor quente para evitar queimaduras graves. Espere sempre um pouco até o motor arrefecer antes de o fazer.
Certifique-se igualmente de que enrosca bem a tampa para evitar potenciais fugas/derrames.
Hora de trocar
Entupimento, derrame de fluido, estragos na tampa, ou mau funcionamento da válvula são alguns dos problemas que podem exigir a substituição do radiador por um novo. Não adie esta troca.