Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Reuniões em videoconferência: regras de etiqueta

Reuniões em videoconferência: regras de etiqueta

Conheça quais são as gaffes mais comuns durante as reuniões online e como evitá-las.

A covid-19, a necessidade de isolamento e o distanciamento social vieram alterar a maneira como comunicamos e interagimos. As reuniões à distância, como as videoconferências e as reuniões online, são atualmente uma das formas mais comuns de tratar os mais diferentes assuntos profissionais e assegurar o sucesso de pequenos e grandes negócios.

No entanto, a crescente banalização destes eventos e os dias integralmente passados em casa podem levar a uma maior informalidade. E, consequentemente, a algumas gaffes, que não é de todo o que se pretende numa reunião profissional, uma vez que pode gerar algum constrangimento ou mesmo comprometer os resultados esperados.

Vista-se para a ocasião

Roupas práticas e confortáveis são a opção ideal para estar em casa, sobretudo quando não há necessidade de sair dias a fio, mas fato de treino e pijama não têm lugar em qualquer reunião, presencial ou à distância.
Tenha o cuidado de vestir sempre algo apropriado e certifique-se de que está apresentável. Procure manter-se sempre direito e evite gesticular.

Espaço impecável

Antes de iniciar a reunião, certifique-se de que tudo à sua volta está impecável e bem organizado, que tem tudo o que precisa a pouca distância para não ter de interromper a reunião e levantar-se à procura do que lhe faz falta. Se não tiver escritório em casa, escolha um local bem iluminado e pouco propício a interrupções. Remova do alcance da câmara tudo aquilo que não for apropriado a um contexto profissional. Se tiver filhos pequenos ou animais de estimação, procure minimizar o risco de interrupções ou barulho de fundo.

Comida nunca

Comida – ou despojos da mesma – é também algo que não deve estar visível. A exceção poderá ser eventualmente uma garrafa de água se prever que a reunião se vai prolongar. Previna-se se necessário, comendo algo antes de a reunião começar.

Desligue o microfone sempre que não estiver a falar

Além do eco que os diferentes microfones podem fazer, perturbando a progressão da reunião, desligar o microfone enquanto não precisa de falar evita ainda a partilha de sons típicos de uma casa habitada. Permite-lhe, por outro lado, responder a emails ou aceder a relatórios, por exemplo, sem que o barulho das teclas incomode. Silencie também o seu telemóvel.