Notas em Dia
Seguro de proteção ao crédito, sabe o que é?Seguro de proteção ao crédito, sabe o que é?

Seguro de proteção ao crédito, sabe o que é?

Seguro de proteção ao crédito, sabe o que é?

Concebido para proteger quem pede um empréstimo, seja um financiamento para aquisição de habitação ou de um automóvel, por exemplo, ou um cartão de crédito, o seguro de proteção ao crédito assegura o pagamento total ou parcial do valor em dívida em caso de imprevisto.

Ao contrair um crédito, seja para aquisição de habitação, automóvel, obras em casa, formação, saúde ou outro projeto pessoal, espera-se – tanto quem pede emprestado como a instituição que concede o crédito – ser-se capaz de o pagar no prazo contratado, e o mesmo acontece com o cartão de crédito. Este é o cenário ideal, mas a realidade pode trazer alguns percalços, como desemprego, doença prolongada, acidentes incapacitantes ou morte prematura, que tornam difícil ou mesmo impossível cumprir o pagamento das prestações mensais. É precisamente aqui que entra o seguro de proteção ao crédito, uma bonança em tempos conturbados.

Facultativo, trata-se de um seguro habitualmente contratado na sequência de um crédito habitação ou de um crédito ao consumo, ou na aquisição de um cartão de crédito.  Este seguro garante que o beneficiário cumpra as obrigações financeiras em caso de imprevistos que possam causar um rombo nos rendimentos pessoais e familiares. Em termos práticos, fica-se isento de pagar a prestação mensal, cabendo à seguradora fazê-lo.

Um seguro de proteção de crédito serve assim para assegurar o pagamento das mensalidades do crédito do segurado na eventualidade de imprevistos como invalidez, desemprego involuntário (cobertura válida apenas para trabalhadores por conta de outrem), hospitalização, incapacidade temporária para o trabalho, invalidez absoluta e definitiva, morte ou doença grave, prevenindo situações de possível incumprimento. No caso do seguro do cartão de crédito, também a utilização fraudulenta e o roubo ou dano dos bens adquiridos com o cartão podem estar protegidos.

Ao contratar este tipo de seguro deverá ler a apólice e esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir, uma vez que as coberturas podem variar.