Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Valorize a sua casa em cinco passosValorize a sua casa em cinco passos

Valorize a sua casa em cinco passos

Valorize a sua casa em cinco passos

Tornar a sua casa mais acolhedora e atraente, aumentando simultaneamente o seu valor, mesmo que não pretenda vendê-la a curto ou médio prazo, é fácil e não requer grandes investimentos nem mão de obra especializada

Demão a demão…

… dá-se nova vida a toda a casa ou apenas a uma ou duas divisões se preferir. Escolha com cuidado os diferentes tons e deite mãos à obra. Se solicitar a ajuda de familiares e/ou amigos, num instante terá tudo pronto. Lembre-se de proteger o chão, mobiliário, interruptores e afins e certifique-se que tem todo o material necessário antes de começar.
Se optar por uma tonalidade mais clara, não se esqueça de juntar à lista de materiais um primário. Fica ainda a dica: as cores mate são mais difíceis de manter limpas, por isso evite-as em espaços como a cozinha e casas de banho.

Nova cara aos armários

Trocar os puxadores, pintar ou revestir as portas dos armários da cozinha ou até mesmo da casa de banho com película autocolante é fácil, barato e frequentemente suficiente para transformar qualquer uma destas divisões. Se quiser investir um pouco mais, aproveite para pintar paredes e/ou azulejos e substituir as bancadas, lava-loiça e torneiras.

Reinventar a casa de banho

Melhorar a iluminação, trocar o armário do lavatório, mudar o tampo da sanita, substituir a cortina de banho por uma divisória de vidro e atualizar os toalheiros são algumas das alterações que pode fazer com excelentes resultados na casa de banho se não quiser fazer obras de fundo. Mais tarde poderá considerar substituir a banheira por poliban e substituir as loiças.

Plante

Flores, plantas, ervas aromáticas ou mesmo fruta (árvores anãs) e legumes dão mais cor e vida a toda a casa, ajudam a purificar o ar e , a descontrair, contribuindo para um maior bem-estar. Aproveite e rodeie-se das suas preferidas. Atenção: informe-se sobre as que melhor se adaptam à sua casa e também à sua disponibilidade para cuidar delas. Se tiver cão ou gato, evite escolher plantas como a estrela-de-natal, filodendro, lírio, tulipa, entre outras tóxicas para estes animais.

Tapetes: reforma precisa-se

Além de acumularem pó, sujidade e outros alergénios, os tapetes e alcatifas velhos podem comprometer toda a decoração de uma divisão, por isso talvez seja de contemplar substituí-los se uma boa limpeza não for suficiente para lhes devolver o bom aspeto. Comece pelos que estão em piores condições, se não quiser fazer um grande investimento e vá trocando os demais sempre que possível.