Notas em Dia
Poupar na viagem e o ambientePoupar na viagem e o ambiente

Poupar na viagem e o ambiente

Poupar na viagem e o ambiente

Com o desconfinamento e o bom tempo à porta, viajar em férias ou para uma escapadela será uma realidade para muitos. Conheça as opções que pode tomar em prol do ambiente, sem prescindir do conforto e economizando pelo caminho.

Vá para fora cá dentro

Nunca tanto como agora fez sentido apoiar a economia nacional e, no que respeita a destinos de férias, são muitos os locais por onde escolher em Portugal. Dos destinos de aventura e natureza aos citadinos e urbanos, difícil, passe-se o cliché, pode ser mesmo escolher. De norte a sul do país, sem esquecer os arquipélagos dos Açores e da Madeira, as possibilidades são muitas e todas elas acompanhadas de boa gastronomia e clima invejável. Aventurar-se de autocaravana, descontrair num turismo rural, mergulhar no oceano ou numa das nossas magníficas praias fluviais ou perder-se no vasto património cultural das nossas vilas e cidades é uma oportunidade única de ajudar a economia local com um mínimo de pegada de carbono (há sempre hipótese de compensar se tiver de recorrer ao avião, por exemplo) e também de poupar, dadas as muitas promoções que ainda pode encontrar.

Leve  para a viagem apenas o que precisa

Menos bagagem significa menos peso e menos peso significa gastos mais eficientes de combustível – o que o ambiente agradece, independentemente de se deslocar de carro, autocarro ou avião, por exemplo. No último caso, permite-lhe ainda reduzir custos, uma vez que na cabina não há taxas para malas de tamanho standard – desde que não leve mais do que uma, por norma. Optar por peças de roupa facilmente conjugáveis para conseguir obter vários looks distintos é a chave para o sucesso. Otimizar a forma de fazer a mala é outra das possibilidades – as dicas da guru da arrumação Marie Kondo são úteis para a mala mais arrumada possível!  

Compre local

Sempre que viajar, dentro ou fora de fronteiras, procure envolver-se na comunidade local, algo que pode facilmente conseguir optando por comprar nos mercados e comércio locais. Não só desfrutará de mais sabor, no caso dos alimentos, como também de uma maior interação com a população, com a mais-valia de beneficiar economicamente a comunidade.

Transportes económicos, por favor!

Se precisar de alugar carro, prefira os modelos compactos, mais económicos, não só no consumo como na tarifa diária de aluguer. Apesar de os híbridos serem uma boa opção, têm a desvantagem do preço, que é geralmente superior.

Se o carro não for essencial, recorra antes aos transportes públicos ou à bicicleta, por exemplo. Aproveite também para andar. Independentemente da alternativa que escolher, esta será sempre uma melhor oportunidade para conhecer o local de destino bem como os seus habitantes.

Compense a sua pegada de carbono

Prefira companhias aéreas que de alguma forma compensem as emissões de carbono. A TAP é uma das companhias aéreas que permitem aos clientes compensar as emissões de carbono resultantes da sua viagem, reduzindo assim a sua pegada de carbono. O FlyGRN é uma boa ajuda na hora de escolher a companhia para viajar.

Garrafa, porque te quero!

Exceto nos casos de destinos onde não é aconselhável beber água da torneira, habitue-se a levar uma garrafa reutilizável sempre consigo – trate-se de a levar em viagem ou para o emprego ou praia. Se ainda não se deixou convencer, pense em destinos como a Suíça, por exemplo, onde uma garrafa de água pequena atinge facilmente os 4€.

Pegada ainda mais pequena

Tente reduzir ao máximo a sua pegada ecológica. Gestos tão simples como não exigir mudança de toalhas ou lençóis todos os dias – hábito que decerto não tem em casa –, desligar o ar condicionado quando sai ou apagar as luzes de que não necessita fazem já muita diferença.

Procure também alojamento com práticas sustentáveis; são cada vez mais os estabelecimentos a aderir e a requererem certificação para as suas práticas amigas do ambiente.

Leve um saco de lixo consigo para recolher o que for necessário e deitá-lo nos locais apropriados. Se possível, separe o lixo orgânico do reciclável e deite-o nos locais indicados para o efeito.

Procure ter sempre consigo um saco reciclável para as suas compras – são extremamente leves, evitam o dispêndio adicional dos sacos de plástico e são essenciais para a preservação dos oceanos.

Informe-se!

Visitas guiadas ou excursões que envolvem animais – ou mesmo pessoas, em alguns casos – nem sempre têm o bem-estar destes em consideração. Procure informar-se antes de se envolver.

Antes de sair de casa para a viagem

Não deixe televisão, aparelhagem, computador, etc., em standby – desligue-os simplesmente. Por poucos dias que esteja fora, será sempre menor o dispêndio de energia. Este é aliás um cuidado que deve adotar diariamente.

Faça os TPC antes de sair de casa

Alguma pesquisa na internet é quanto basta para ter acesso a dicas preciosas que lhe permitem poupar dinheiro em viagem, caso, por exemplo, dos dias em que os museus são gratuitos ou qual a melhor forma de economizar nas atrações de um local. Muitas cidades têm já também excursões a pé gratuitas ou a preços reduzidos guiadas por residentes alvo de muito boas críticas.

Falar com os locais é também uma forma de desfrutar do melhor que a comunidade tem para oferecer a preços mais acessíveis, por isso não se acanhe.