Notas em Dia
Dicas para recuperar a água da chuvaDicas para recuperar a água da chuva

Dicas para recuperar a água da chuva

Dicas para recuperar a água da chuva

Recolher a água da chuva para posterior utilização ajuda a poupar água potável, um recurso essencial cada vez mais escasso, mas também dinheiro na sua fatura mensal.

E considerando os verões de seca que Portugal tem sofrido nos últimos anos, recuperar a água da chuva, que poderá depois aproveitar para limpeza, no autoclismo, para lavagem do carro, rega, banhos dos animais de estimação ou até no ferro de engomar, é uma forma de nos prepararmos para a falta de água em várias regiões do país.

Como funciona? Passo a passo

  • Recolha a água da chuva: dependendo da quantidade de água que pretende armazenar e a sua finalidade, pode fazer a recolha das águas pluviais através da simples colocação de baldes ou outros recipientes no jardim ou varanda, ou através das caleiras e algerozes, instalados nos telhados ou terraços. Neste último caso, é aconselhável a instalação de um sistema de filtragem para evitar a recolha de folhas secas e outros resíduos.
  •  Armazene a água: a água canalizada pelo sistema de escoamento (caleiras, algerozes) pode ser armazenada em reservatório, cisterna ou  tanque de captação de águas pluviais. Podem ser colocados no interior, exterior ou subterrâneos (garantem uma melhor proteção da água contra variações de temperatura e contaminação externa). Existem opções com diferentes capacidades, com indicador de nível, para que saiba a quantidade armazenada, e com sistema de filtragem. É preciso ter em conta a capacidade face ao espaço disponível, à quantidade de água possível de recolher (área do telhado, precipitação local, entre outras) e o uso planeado. A distribuição da água faz-se depois por torneiras ou por bombagem.
  • Utilize: pode extrair a água captada através de torneiras, bomba ou sistema de pressurização.
  • Manutenção – Deve ter atenção à limpeza e manutenção regular do seu reservatório de água pluvial ou tanque de captação por forma a evitar a contaminação da água com impurezas ou resíduos.

Investimento

O custo de instalação de um sistema de captação de águas pluviais depende de vários fatores, como o tipo, material e capacidade do reservatório, assim como da instalação (à superfície ou subterrânea). Para o ajudar na concretização do projeto, pode recorrer a financiamento assim como a um apoio do Fundo Ambiental, no âmbito do Programa Casa Mais Sustentável.

Leia também: Guia para poupar água em casa e no exterior