Dicas para vender melhor artigos em segunda mão
Dicas para vender melhor artigos em segunda mão
Mudanças de estação, fim das aulas e regresso de férias são propícios a arrumações, altura ideal para pôr de lado aquilo que já não usa e fazer algum dinheiro vendendo online o que está em boas condições. Conheça algumas dicas para obter melhores resultados.
Vender artigos em segunda mão é não só uma forma de conquistar mais espaço em casa e conseguir organizar melhor as suas coisas, como também um meio para rentabilizar aquilo que está em bom estado, mas já não usa, e obter algum dinheiro extra, sempre bem-vindo. Não menos importante, trata-se de uma forma sustentável de minimizar o desperdício, prolongar a vida útil dos seus pertences, evitando, simultaneamente, que artigos em boas condições acabem em aterros. Aqui ficam algumas dicas para vender mais e melhor.
Imagens que valem por mil palavras
Impossível negar: as fotografias assumem o protagonismo quando se trata da venda online. As imagens devem ser sempre bem apresentadas, originais para evidenciar o artigo que está a vender, devendo captar o artigo com toda a precisão e máximo detalhe.
Boa iluminação é essencial, de preferência natural. Avalie o melhor local e hora do dia de forma a ter a melhor iluminação possível. Tão importante como a luz é o fundo, que deve ser liso, para evidenciar ao máximo o artigo em venda.
Apresente os artigos limpos, sem pó nem manchas e, no caso da roupa, por exemplo, lavada, passada e sem borbotos ou fios soltos.
No caso de o artigo ter algum defeito, refira-o e evidencie-o numa fotografia para que o comprador tenha a possibilidade de avaliar e decidir em consciência.
Descrição
Depois da imagem, a descrição do produto é outro dos grandes trunfos para ver escoar o seu stock. Quando o objetivo é incentivar a compra, disponibilizar o máximo de informação sobre o artigo em questão joga sempre a seu favor. Habitue-se a criar fichas detalhadas para cada artigo para que os potenciais clientes saibam o que estão a comprar e não sintam necessidade de enviar mensagens a solicitar informação adicional. Para tornar a descrição mais cativante, dê-lhe um cunho mais pessoal: ‘ideal para festas, perfeito para usar com…, fica bem com…, muito fresco, prático para…, etc.
E aposte na sinceridade, mesmo que isso signifique revelar pequenos danos ou defeitos. É preferível do que perder clientes ou ser alvo de opiniões e críticas negativas que poderão condicionar todas as restantes vendas.
Prospeção de mercado
Antes de fazer o upload das fotos e texto descritivo, uma prospeção de mercado, ou seja, uma procura na Internet, pode ser-lhe útil para ficar com uma ideia dos preços a cobrar. Por falar em preços, a melhor opção é incluir nos mesmos os portes de envio.
Fidelização
Uma forma de ver o seu ‘mercado’ crescer é cativar os clientes para que voltem a comprar. Sugira produtos complementares (algo como ‘isto poderá também interessar-lhe’) através das respetivas hiperligações ou ofereça brindes, um três em um, por exemplo: ‘na compra de dois artigos, tem direito a oferta de brinde’.
Sempre que um artigo receba gosto/like, procure entrar em contacto, em que poderá dar mais informações, indicar que está aberto(a) a negociar, etc.
Em conjunto pode ser mais barato
Vender em conjunto por um preço mais acessível do que a soma individual dos vários artigos pode ser uma boa aposta. Vale no caso da roupa ( calças e casaco, por ex.), de acessórios (brincos e colar), no caso de tablet (pen e/ou capa incluída), pequenos eletrodomésticos (espremedor de citrinos e máquina de café), entre outros.
Resposta rápida
Sempre que receber uma mensagem de alguém interessado num ou mais artigos que tem para vender, procure dar uma resposta rápida, sob pena de perderem o interesse e optarem por outra plataforma.
Onde vender online
Para vender os seus artigos em segunda mão online, pode optar pelas diferentes plataformas específicas para o efeito e também pelas redes sociais, como Instagram ou Facebook.
Entre as plataformas online para compra e venda em segunda mão, encontram-se: