Notas em Dia
Zero desperdício alimentar em cinco passosZero desperdício alimentar em cinco passos

Zero desperdício alimentar em cinco passos

Zero desperdício alimentar em cinco passos

Estima-se que mais de um terço dos alimentos é perdido ou desperdiçado globalmente, com enorme impacto no ambiente, mas também no orçamento familiar. Saiba como reduzir o desperdício alimentar em casa com estes cinco passos.

Todos os anos, só em Portugal, um milhão de toneladas de alimentos é deitado fora e desperdiçado, uma realidade que é necessário mudar. E basta a alteração de alguns hábitos diários, que, além de ajudarem a reduzir o desperdício alimentar, permitem poupanças no orçamento familiar.

Lista de compras

Se ainda não as adotou, esta é uma boa altura para incorporar as listas de compras na sua rotina diária. Especialmente quando as pode ter à distância de uns toques no ecrã do seu smartphone, caso, por exemplo, da app AnyList, entre outras. Ir ao supermercado ou mercearia sem lista de compras é meio caminho andado para compras impulsivas e/ou repetidas e também para se esquecer daquilo que de facto tem falta. E, se tiver a possibilidade, compre a granel, o que lhe permite adquirir a quantidade que precisa, além de poupar na quantidade de embalagens, e não descarte os produtos feios, que normalmente são vendidos com desconto mas com o mesmo sabor, evitando que acabem no lixo e fazendo uma poupança na sua carteira. A Equal Food, por exemplo, entrega cabazes à porta de fruta e legumes frescos e imperfeitos de agricultores regionais.

Organize o frigorífico e a despensa

Ter a despensa e o frigorífico arrumados, para que os alimentos perecíveis e/ou com o menor prazo de validade estejam mais visíveis e mais facilmente acessíveis, é um dos melhores hábitos a manter em casa. Isto permite-lhe igualmente planificar as refeições para a semana – outra rotina a adquirir quando o objetivo é reduzir o desperdício alimentar e poupar na alimentação –, de modo a escoar estes alimentos e evitar ir ao supermercado comprar algo que afinal tinha em casa, escondido no fundo do frigorífico ou da despensa.

Reutilize

As sobras das refeições podem ser guardadas para levar na marmita para o local de trabalho ou escola no dia seguinte, ou serem congeladas. Podem também ser reaproveitadas: o pão – um dos alimentos mais desperdiçados – pode ser usado para confecionar migas, açorda ou pudins, torrado e cortado em cubos, para fazer croutons, ou moído, para panar, aguentando alguns meses desde que guardado hermeticamente; a carne pode transformar-se em empadas, croquetes, empadões; o peixe em saladas ou suflés; os legumes em sopa, frittatas ou tortilhas, por exemplo.

Aproveite as apps concebidas para reduzir o desperdício alimentar

É o caso da Phenix, que permite combater o desperdício alimentar através do resgate de cabazes, dando nova vida a excedentes de supermercados, restaurantes, frutarias, padarias, pastelarias, talhos, peixarias e muitas outras lojas, a preços mais leves para a carteira. E com o cartão Cetelem Black Plus pode ainda obter descontos. Tem também a Too Good to Go  ou a SaveCook, que lhe permite poupar financeiramente mas também tempo, já que tem receitas e a possibilidade de criar listas de compras, com indicação dos locais onde os produtos estão mais baratos.

Partilhe

Por situações várias e imprevistos, por vezes é de todo impossível conseguirmos consumir a tempo alguns alimentos em risco de se estragarem. Se se encontrar nesta situação, pergunte a familiares, amigos ou vizinhos se os querem, evitando que acabem por ser deitados fora.