Notas em Dia
12 dicas para uma Páscoa mais sustentável12 dicas para uma Páscoa mais sustentável

12 dicas para uma Páscoa mais sustentável

12 dicas para uma Páscoa mais sustentável

Época por tradição de celebração, de reunião de famílias, de reencontro com os padrinhos e amigos, a Páscoa é também por norma uma altura de excessos e consumismo. Saiba como vivê-la mais sustentavelmente.

Se dúvidas houvesse, não há como entrar num qualquer supermercado ou pastelaria para perceber que a Páscoa está para chegar: os ovos, os coelhos de chocolate, as amêndoas, os folares e inúmeras outras iguarias que se reinventam todos os anos para assinalar a ocasião. Não é para menos, ao simbolismo religioso junta-se a chegada da primavera, a estação da renovação na natureza, da fertilidade e da alegria, reunindo muitos motivos para celebrar.

Deixe-se contagiar pelo espírito festivo e celebre a Páscoa de forma mais sustentável e amiga do planeta com as doze dicas que lhe deixamos.

Na hora de escolher o chocolate

Sabia que para produzir um quilo de chocolate são necessários cerca de 17 mil litros de água, segundo a Water FootPrint Network? Se aliarmos a isto o plástico, o papel e as fitas usadas na sua embalagem e decoração, é fácil perceber a enorme pegada ecológica do chocolate e a necessidade de sermos mais conscientes no seu consumo.

Ao adquirir chocolates, seja na Páscoa ou noutras ocasiões, prefira produtos de chocolateiros locais, de comércio justo (fairtrade) ou bio. E avalie a real necessidade de quantidades para evitar os muitos chocolates da Páscoa que são deitados fora posteriormente por esbranquiçarem perdidos no frigorífico ou ultrapassarem os prazos de validade depois de esquecidos num qualquer armário.

Não só de chocolate vive a Páscoa  –  entre nós as amêndoas disputam frequentemente o protagonismo (a dádiva de presentes de padrinhos a afilhados nesta época é, aliás, em muitas zonas do país, ainda denominada “dar as amêndoas”) – e o conselho é o mesmo: ao natural, ‘enxovalhadas’, cobertas de chocolate ou ‘à francesa’, prefira as nacionais, sem excessos.

Faça você mesmo

Iguarias típicas da Páscoa, como folares, ovos de chocolate, pão de ló e amêndoas, entre tantas outras, podem ser feitas em casa com a ajuda de toda a família, uma atividade que decerto agradará a todos, permitindo ainda criar memórias duradouras.

Basta uma pesquisa simples na internet e o que não falta são receitas e sugestões para colocar em prática.

Decoração criativa

Decorar ovos de Páscoa com ingredientes naturais é uma tarefa que além de simples, pode ser feita com os mais pequenos mediante supervisão. Tudo o que precisa são cascas de cebola, couve-roxa ou curcuma, que fervidas em água permitem obter corantes naturais em tons pastel de cor alaranjada, azul ou amarelo, respetivamente, por exemplo (para verde, deite cerca de duas colheres de chá de vinagre na água tingida com a couve-roxa). Só tem de ferver cada ingrediente numa caçarola até a água ficar tingida e depois mergulhar os ovos inteiros, previamente cozidos e deixar repousar um pouco. Seque-os e guarde-os no frigorífico até à hora de usar como decoração.

Para complementar, pode fazer outras peças decorativas, como origami de coelhos, caixas para as amêndoas ou colagens diversas.

Menos embalagens, por favor

Para uma Páscoa lixo zero ou com o mínimo possível, reduzir a quantidade de embalagens deve ser uma prioridade, que deveria, aliás, ser alargada a todos os dias. A começar pelos produtos excessivamente embrulhados, que devem ser evitados. Leve sacos reutilizáveis para as compras – existem já uns superleves para fruta e legumes, por exemplo, “desenterre” o antigo saco do pão do armário – ou mesmo frascos e outros recipientes que tenha em casa.

Leia também: Como reduzir o plástico na cozinha

(Re)descubra a venda a granel

Sempre que possível, compre a granel. É uma forma de comprar exatamente aquilo de que vai precisar, reduzindo o desperdício por comprar embalagens grandes cujo prazo de validade pode expirar, por exemplo, por não se ter conseguido consumir tudo a tempo. Dos frutos secos ou desidratados, como passas e tâmaras, a leguminosas ou chá e charcutaria e até mesmo a produtos de limpeza e de higiene, são muitos os produtos que pode adquirir já avulso em muitos locais, dos mercados e mercearias aos hipermercados. Inclusive amêndoas de Páscoa e bolachas.

Água, só da torneira

Evite comprar água engarrafada. Além de segura e de elevada qualidade em todo o território nacional, a água da torneira é significativamente mais barata. Adote as garrafas reutilizáveis e encha-as com água da torneira. Em casa, sirva a água num jarro ou garrafa de vidro, que pode manter no frigorífico se preferir mais fria.

Menu consciente, sem desperdício

Reuniões de família e amigos à roda da mesa são frequentemente sinónimo de excessos e não raras vezes de desperdício alimentar. Para evitar que isto aconteça nesta Páscoa, comece desde já a planear a ementa a apresentar, que deve incluir sobretudo produtos de época locais e frescos e que deve contemplar as devidas quantidades para evitar os grandes excessos típicos da época. Aproveite e planeie igualmente o que poderá cozinhar com o que eventualmente sobre (tortilha de batata, pataniscas de bacalhau, empadão de borrego ou cabrito, etc.), o que lhe facilitará a vida na semana seguinte.

Aprenda receitas vegan

Páscoa sem carne, peixe ou outro produto de origem animal? Sim, é possível e sem perder pitada de sabor. Pense em risoto de cogumelos e espargos, curgete e nozes, dhal de lentilhas, batata-doce e espinafres, moussaka vegan, empadão de legumes (com as sobras de cenoura, ervilhas e outros legumes), bolo de chocolate, cheesecake vegan de limão, entre muitas outras possibilidades que pode facilmente encontrar na internet. Não é preciso ser drástico e fazer tudo sem produtos de origem animal, mas é um bom passo a dar. Sabia que mudar para uma dieta à base de alimentos vegetais (plant-based) pode ajudar a combater as mudanças climáticas?

Recicle

Nunca é demais relembrar que se deve fazer a separação do papel, plástico e embalagens, vidro, pilhas e óleo alimentar usado, depositando-os nos ecopontos específicos para o efeito. 

Os animais não são presente de Páscoa

Não ofereça coelhos ou outros animais de estimação pela Páscoa sem ter a certeza de que vão ser acolhidos responsavelmente. Muitos dos animais oferecidos nas épocas festivas, frequentemente por impulso, são abandonados ou entregues em abrigos.

Um cabaz inclusivo

Projetos como o Semear, que contribui para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, permitem receber em casa cabazes de alimentos biológicos e, neste caso em específico, também produtos gourmet, com uns simples cliques. Na loja do Convento dos Cardaes, que acolhe a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, encontra não só doces, marmeladas, chutneys e biscoitos, como piripiri e vinagre balsâmico, tudo confecionado sem corantes nem aditivos no próprio Convento. Ao adquirir estes produtos está a contribuir para o cuidado a mulheres invisuais ou com necessidades especiais, que vivem nesta Instituição de Solidariedade Social.

Uma forma de simplificar a sua vida nesta Páscoa. Adicionalmente, pode adquirir um cabaz para entregar na morada de uma família carenciada ou instituição solidária.

Celebrar doando um pouco do seu tempo

E que tal celebrar esta data dedicando algum tempo a realizar voluntariado junto de uma Instituição? Aproveite e junte a família, existem muitas causas nas quais os mais novos podem participar, incentive-os a participar, criando memórias e sentimento de solidariedade.

Leia também10 dicas para ser mais sustentável em casa