Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Motores

Evite andar como carro na reserva. Saiba porquê

Publicado em 06-02-2020 por Cofina Conteúdos

Se tem por hábito arrastar a ida à estação de serviço para pôr combustível no carro, deixando-o andar frequentemente na reserva, conheça as razões por que não deve fazê-lo.

Conduzir com o depósito de combustível no mínimo dos mínimos, até muito depois de o indicador de entrada na reserva ter dado sinal é uma das razões que pode levar o seu automóvel à oficina prematuramente. Além do risco de danos ou avaria, este hábito pode ser também um fator de risco de acidente. O ideal é, por isso, abastecer sempre que o depósito atinge um quarto da sua capacidade, não só para não ficar parado no meio da estrada, como para poder fazer face a imprevistos como engarrafamentos.

Paragem em trânsito

Comecemos pela grande probabilidade de ficar parado no meio da estrada, uma situação mais comum do que parece e que não agrada a ninguém, sobretudo se tiver compromissos para cumprir ou as condições meteorológicas não estiver a favor. Já para não falar da reação dos demais condutores, especialmente em hora de ponta, e da multa que está sujeito a apanhar. Numa via rápida ou em autoestrada, os travões e direção podem também deixar de funcionar.

Custos desnecessários

Ao manter sistematicamente níveis muitos baixos de combustível, a acumulação de sedimentos no fundo do depósito pode comprometer o funcionamento da viatura. Avariar a bomba e/ou filtro de combustível, bem como os injetores, mesmo com os vários sistemas de proteção existentes, são algumas das consequências. Estes sedimentos podem ainda afetar a ignição e levar a um menor rendimento do motor.

(Sobre)aquecimento

Entre as várias funções do combustível encontra-se a de refrigeração da bomba de combustível, ajudando-a a manter a uma temperatura ótima. Com o carro frequentemente na reserva, isto não acontece, o que pode aumentar a conta com a manutenção do veículo.