Como poupar em prendas este Natal
Como poupar em prendas este Natal
Já em contagem decrescente para o Natal – falta menos de um mês -, saiba como ainda pode poupar, minimizando o rombo na carteira típico desta época.
Prendas, comida, roupa ou deslocações, almoços e jantares por mais que se queira evitar, a época natalícia traz consigo uma significativa dose de despesas acrescidas que podem representar uma parcela significativa do orçamento pessoal e/ou familiar, sobretudo quando a família é numerosa e os amigos se multiplicam.
Minimizar despesas sem comprometer o espírito natalício é, no entanto, possível, sobretudo para aqueles com as prendas ainda não riscadas da lista de afazeres para a quadra. Antes de começar, estabeleça um orçamento real daquilo que pode despender e certifique-se regularmente que está a cumpri-lo.
Fiel à lista
Definido o orçamento, é altura de fazer listas das pessoas de quem não pode esquecer-se, essenciais para se organizar e não perder o norte. Nesta fase convém igualmente discriminar o valor máximo a gastar com cada pessoa e cingir-se ao mesmo: reserve as prendas melhores para os aniversários e no Natal opte antes por lembranças.
Seja prático
No caso de famílias numerosas ou grupos de amigos grandes, a solução para um Natal mais em conta pode passar pelo “amigo secreto”. Assim todos recebem e os custos são muito menores – não se esqueça de definir o valor para as mesmas.
Se optar por compras online, procure juntar o máximo possível de artigos em cada encomenda para reduzir ou mesmo eliminar os portes de envio. Em sites estrangeiros, se tiver apenas um ou dois artigos para comprar, pergunte a um ou dois amigos se não se querem juntar para partilharem os portes.
Faça você mesmo
Se tem gosto por culinária ou gosta de bricolage, rentabilize esses dons e ofereça prendas feitas por si. Um cachecol ou uma gola nesta altura dá sempre jeito e ninguém recusa uma iguaria, como bolachas, chutneys ou compotas, por exemplo, ou uma peça de bijuteria. Se precisar de inspiração, sites como o Pinterest têm ideias surpreendentes – e úteis, com diferentes graus de dificuldade. Aproveite!
Espalhe o espírito de Natal
Nesta altura do ano, são muitas as instituições de solidariedade a comercializar produtos variados cujas receitas revertem para a implementação e desenvolvimento de projetos sociais e/ou ambientais a preços acessíveis. Há também muitos mercados de Natal com artigos novos e de segunda mão com propostas de moda, acessórios, gastronomia e outras artes com proposta originais a preços a começar em 1€. É o caso, por exemplo, do Christmas Sensations Market ou o Christmas Market do Ateneu (Porto), o Mercado de Natal do Campo Pequeno (Lisboa), a Feira das Almas (Lisboa), a Artenata – Feira de Natal (Ferragudo) ou a Feirinha de Natal (Moncarapacho e São Brás de Alportel), entre muitos outros.
Pode também dar uma espreitadela a sites como o The Hunger Site ou The NonProfits, onde um simples clique pode fazer a diferença na vida dos mais carenciados.
Rentabilize
Esta é também uma boa época para passar em revista o que tem em casa e selecionar o que já não usa – de roupa a brinquedos e dar ou vender em sites específicos para o efeito. Bicicletas, patins, consolas, cozinhas de brincar, etc., há decerto muito por onde escolher.
Promoções sempre bem-vindas
Apesar da Black Friday já ter passado, são inúmeras as lojas a oferecer promoções várias. Esteja atento e aproveite – dos chocolates aos livros, há muito por onde poupar. Atenção, no entanto: certifique-se que está a comprar porque compensa e não por estar simplesmente mais barato.