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Débito direto: o que é e cuidados a terDébito direto: o que é e cuidados a ter

Débito direto: o que é e cuidados a ter

Débito direto: o que é e cuidados a ter

Água, luz, telecomunicações, renda da casa, mensalidade do ginásio ou do cartão de crédito são exemplos de pagamentos recorrentes que podemos pagar através de débito direto, um serviço bastante cómodo. Saiba o que é e a que deve estar atento.

O que é o débito direto?

O débito direto é uma forma bastante cómoda de pagar contas sem falhas nem esquecimentos. “Um serviço de pagamento que permite ao cliente bancário (devedor) efetuar os seus pagamentos periódicos através de uma autorização de débito na sua conta bancária, previamente entregue ao credor”, como o define o Banco de Portugal. Por outras palavras, trata-se de uma autorização que é dada ao banco/instituição financeira para proceder aos pagamentos solicitados pelos fornecedores ou prestadores de serviços.

Vantagens deste serviço

O grande ponto a favor do sistema de débito direto é a comodidade e o descanso em saber que as faturas são pagas na data devida, evitando incumprimento por esquecimento ou respetivas sanções, como o corte de água ou luz ou aplicação de juros de mora, por exemplo.

Optar pelo débito direto é também frequentemente uma forma de usufruir de descontos, uma “cortesia” da entidade credora que, por sua vez, assegura que as faturas cobradas não só são pagas, mas são pagas a horas. Uma situação win-win: ganha o cliente porque não sofre penalizações e pode usufruir de um desconto extra e ganha a empresa/entidade credora, que recebe o pagamento a tempo e horas.

Outra das vantagens deste serviço é o facto de permitir a definição de tetos máximos de pagamento e o cancelamento de pagamentos de valores faturados erradamente. O primeiro caso abrange contratos como os dos fornecedores de energia ou água cujos valores mensais variam dependendo do consumo. Imagine que, para a água, estipula um teto de 50€: se aparecer uma fatura com um valor superior, o banco não paga e o pagamento em causa terá de ser feito manualmente. Isto permite detetar eventuais erros de faturação, evitando ainda ficar com o saldo a descoberto por estar a contar com uma fatura de X e aparecer-lhe outra de valor superior que não estava a contar.

Ao aderir ao débito direto, tem também a possibilidade de pedir a devolução de um pagamento (tem oito semanas para o fazer) que não tenha sido previamente autorizado. Uma vez que as faturas são enviadas atempadamente aos clientes com data de cobrança, se houver alguma incongruência é possível solicitar à entidade credora que aquela fatura não seja cobrada por débito direto, para que possa esclarecer o problema, sem comprometer os demais pagamentos futuros.

Adicionalmente pode cancelar a autorização de qualquer débito direto num terminal de Multibanco ou através de homebanking. Basta selecionar a entidade em questão e cancelar.

A ter atenção

Apesar da comodidade do débito direto, convém consultar regularmente o seu extrato para confirmar os valores debitados,  detetar eventuais pagamentos não autorizados ou aproveitar para cancelar alguns em que deixe de estar interessado, como a subscrição duma revista, o serviço de telecomunicações sempre que cancelar contrato, associações várias, etc.

Convém ter em atenção que apesar do comodismo e da tranquilidade em ver o pagamento das contas regulares assegurado, convém controlar o saldo da sua conta de pagamento para assegurar que tem dinheiro suficiente para pagar essas mesmas contas.

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