Ideias para poupar na entrada em 2017
Ideias para poupar na entrada em 2017
Se ainda não sabe onde e como celebrar a chegada do novo ano e não quer gastar muito dinheiro, então estas sugestões são para si.
Terminada a celebração do Natal, é tempo de pensar na entrada no novo ano, a aproximar-se já a passos largos. Para muitos, uma decisão tomada há já muito tempo, para outros, o réveillon é ainda uma grande incógnita. Se é o seu caso, não pense que é o único; há muitas pessoas na mesma situação, ainda muito a tempo, apesar de tudo, para festejar em grande e sem grandes despesas.
Eventos gratuitos
Música e animação é o que prometem os eventos gratuitos agendados de norte a sul do país para o réveillon 2017. De Guimarães a Albufeira, sem esquecer o Funchal, na Madeira, e Ponta Delgada, nos Açores, multiplicam-se as festas e os espetáculos com cabeças de cartaz como Aurea, D.A.M.A. (Albufeira), Xutos e Pontapés (Lagos), Amor Electro (Guarda), Rui Veloso, Agir (Lisboa, Terreiro do Paço) ou os Blind Zero (Porto), entre muitos outros.
Especialmente concebidos para si são também os vários shows piromusicais, de fogo de artifício ou de videomapping em vários pontos do território nacional.
Em casa, porque não?
Na sua ou na de amigos, dependendo do tamanho e da disponibilidade, entrar no novo ano sem sair de casa tem bastantes vantagens, não só no que respeita a despesas, mas também a conforto. Se a casa for grande o suficiente para acomodar todos os convidados, melhor ainda, uma vez que não terão de conduzir durante a noite.
Dividir para (se) pouparem
Decidido o local e quais os convidados, não deixe para última hora a decisão do menu e das bebidas. Faça uma lista para permitir dividir tudo e poupar trabalho a todos. Se cada pessoa/casal ficar responsável por um prato ou petisco – preparados antes para ser só preciso aquecer, caso seja necessário – e bebidas, simplifica-se o trabalho de todos, bem como as despesas, o que nestas épocas é sempre uma “bênção”. Não se esqueça de incluir as passas, as garrafas de espumante ou champanhe e, caso haja crianças presentes, a versão sem álcool para também elas brindarem ao novo ano.
Mantenha em mente que não é necessária muita comida. Um ou dois pratos de tabuleiro, sopa quente, como caldo-verde ou caldo de galinha, e petiscos é o suficiente.
Casa “nova” para a ocasião
Mesmo em cima da hora, sites como o Airbnb ou HomeAway, por exemplo, permitem-lhe arrendar um apartamento ou uma vivenda a preços muitas vezes surpreendentemente acessíveis, especialmente se for a dividir por um grupo. Por cá ou até mesmo em Espanha, a poucas horas de distância. Se for para ficar em casa, convém pensar igualmente na comida e bebida, para evitar surpresas em cima da hora.
Grão a grão
Confetti, fitas, decorações, copos, pratos e talheres de plástico (optar pela loiça que tem em casa dá mais trabalho, mas sai mais barato) são fáceis de encontrar em lojas de baixo custo, verdadeiras pechinchas nalguns casos. A qualidade pode não ser a melhor, mas para umas poucas horas é perfeitamente adequada.
Animação precisa-se
Réveillon que é réveillon não pode passar sem música, por isso convém que alguém fique responsável por organizar as playlists da noite, tarefa que facilmente se faz a duas ou quatro mãos. Dependendo dos participantes, pode igualmente preparar-se karaoke ou jogos variados.
Ainda a tempo de uma boa pesquisa
Prefere um restaurante para jantar? Dedique umas horas de pesquisa em sites para conhecer as diferentes opções para a passagem de ano. Além de menus, muitos restaurantes têm ainda para oferecer aos clientes o espumante e as passas. Informe-se sobre os preços e as condições, selecione várias hipóteses uma vez que nesta altura o tempo já não joga a seu favor e pense em fazer já as reservas.
Para mais tarde recordar
Designe um fotógrafo de serviço para registar os melhores momentos da festa. Uma boa ideia é criar também uma área específica para fotos ou uma moldura feita de cartão – inspire-se nos festivais de música, por exemplo – para assinalar a ocasião.