Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Reduza as despesas de saúde com o seu animal de estimação em 6 passos

Reduza as despesas de saúde com o seu animal de estimação em 6 passos

Saiba como reduzir as despesas do veterinário sem comprometer a saúde do seu animal.

Assegurar os cuidados de saúde necessários ao seu animal de estimação é essencial para a sua qualidade de vida e bem-estar, mas pode representar por vezes uma considerável fatia do orçamento familiar. Saiba como reduzir as despesas do veterinário sem comprometer a saúde do seu animal.

Alimentação

A alimentação é um fator importante a ter em atenção, sobretudo nos animais mantidos em espaços fechados, como apartamentos e gaiolas, o que limita a sua atividade física e pode levar ao aumento de peso, diretamente ligado a problemas cardiovasculares e diabetes, tal como sucede com os seres humanos. Fale com o seu veterinário sobre as diferentes opções de alimentação tendo em atenção a relação qualidade-preço para encontrar a melhor solução dentro do orçamento disponível.

Uma busca na net permite-lhe atualmente encontrar sites de confiança de produtos para animais com preços de ração bastante atrativos, mesmo com entrega em casa ou noutro local à sua escolha.

 

Atividade física

Assegurar uma boa qualidade de vida ao seu animal de estimação passa igualmente por lhe proporcionar condições mínimas para atividade física, especialmente no caso de animais limitados a espaços fechados, como apartamentos e gaiolas (que devem ser sempre selecionadas em função dos requisitos dos animais). Passeios e brincadeiras são sempre uma boa opção, tal como brinquedos que lhes permitam despender toda a energia extra.

 

Dentes sãos

Manter cuidados regulares de higiene oral é outro dos aspetos que não deve descurar se pretende que o seu cão, gato ou mesmo coelho tenha uma vida longa e sã, o que implica desde logo menos despesas veterinárias. Evitar doces e lavar-lhes regularmente os dentes é meio caminho andado para evitar doença periodontal, placa dentária, tártaro e problemas mais graves, como endocardite bacteriana e danos renais, entre outros.

 

Seguro de saúde

Despesas elevadas e/ou inesperadas, tal como nas pessoas, são sempre uma possibilidade, sobretudo nos animais mais idosos, e uma boa razão para aderir a um seguro de saúde animal, além de vantagens como preços mais competitivos de consultas e acesso a uma vasta rede de serviços e profissionais. Pesquise as diferentes opções disponíveis no nosso país, faça as simulações necessárias e escolha a que melhor se adapta a si e aos seus animais.

 

Faculdades de medicina veterinária

Abertos ao longo de todo o ano, os hospitais das faculdades de medicina veterinária oferecem serviços e consultas de especialidades variadas, incluindo emergências, a preços bastante acessíveis.

Algumas associações de ajuda a animais efetuam regularmente campanhas de vacinação e esterilização com preços mais baixos, eventualmente gratuitos – informe-se também junto da sua Junta de Freguesia – pelo que vale a pena estar atento.

 

Não facilite

Leve o seu animal de estimação pelo menos uma vez por ano o veterinário para um exame mais completo e mantenha as vacinas em dia. Siga também as recomendações para a desparasitação interna e externa do seu animal, caso se aplique.