Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Telemóvel, como gastar menos

Telemóvel, como gastar menos

Indispensável no dia a dia, saiba como pode poupar dinheiro com o seu telemóvel

Reduzir as despesas com o telemóvel passa em primeiro lugar por adquirir o modelo que melhor corresponda às suas necessidades. Mesmo! Não faz sentido comprar um modelo topo de gama se apenas o usa para fazer e receber chamadas. Quantas vezes usa o seu telemóvel para tirar fotografias, ouvir música ou jogar, por exemplo? Estas são algumas das perguntas que deve colocar-se. E Internet, usa ou liga-se só no computador? Fica uma dica: se tiver família ou amigos a residir no estrangeiro e estiver frequentemente em zonas com wi-fi gratuito, apps como o Skype e Whatsapp permitem-lhe falar o tempo que quiser a custo zero!
Antes de se precipitar, compare vários modelos. Pode fazê-lo tranquilamente online, em sites como o Telemóveis, sem a pressão de vendedores, aos quais posteriormente poderá solicitar o esclarecimento de questões.
Na hora da compra, veja se é possível oferecer o seu telemóvel antigo como retoma; o valor nunca será muito, na ordem dos 10/20 euros, aproximadamente, mas como diz o ditado, grão a grão… Atenção, no entanto, se o modelo for bom e estiver em bom estado, talvez ganhe mais vendendo-o em sites como o Coisas ou o OLX.

Operador

Os operadores de telecomunicações oferecem atualmente um vasto leque de serviços, bem como promoções variadas, o que parece dificultar por vezes a seleção do melhor. Aqui o melhor mesmo é “perder” algum tempo e informar-se sobre as diferentes opções oferecidas não só pelos operadores móveis, mas também TV, cabo, satélite e telecomunicações integradas para fazer a escolha mais acertada para si. O site da ANACOM é um bom ponto de partida, mas pode também obter informações nos sites da NOS, MEO, Vodafone, Phone.ix (CTT), Cabovisão, Lycamobile ou Vectone Mobile.
Negociar com o seu operador atual pode também trazer-lhe vantagens acrescidas. É uma questão de tentar.

Tarifário

Pré-pago com carregamentos obrigatórios, pré-pago sem carregamentos obrigatórios, pré-pago com opções de carregamento, pré-pago sem carregamentos obrigatórios com mensalidade ou pós-pago são as opções de entre as quais terá de decidir a escolha do melhor tarifário para si. Na dúvida, o melhor é fazer uma simulação no site da ANACOM.
A cada três meses, convém ainda confirmar se de facto o tarifário que tem é ainda o melhor.

Internet

Wi-fi gratuito é a palavra-chave se costuma utilizar Internet no seu smartphone para rentabilizar ao máximo a sua utilização. Se no dia a dia não tem acesso a wi-fi gratuito, veja qual a melhor opção para si de entre as soluções oferecidas pelas operadoras, que regra geral, limitam os dados móveis mensalmente no tarifários pré e pós-pagos. Para ter mais, terá de pagar aditivos que aumentam naturalmente o valor total da fatura.

Atualmente, encontra wi-fi gratuito em inúmeros locais, inclusivamente ao ar livre, em zonas de esplanadas, comércio, etc., regra geral um serviço fornecido pelas câmaras municipais ou entidades similares. Espaços culturais, centros comerciais, hotéis, restauração, são também locais com wi-fi gratuito. Basta ativar o wi-fi nas definições do seu smartphone para saber quais as redes disponíveis. Eventualmente poderá ter de inserir senha ou o seu endereço de e-mail.

Para poupar dados móveis, habitue-se a configurar algumas aplicações para que estas apenas lhe enviem informações e façam atualizações se estiver ligado a uma rede wi-fi.
No estrangeiro, nunca ative os dados móveis.

Quando não estiver ligado a wi-fi gratuito, procure limitar também as pesquisas no Google, a consulta de redes sociais ou da Dropbox, bem com a visualização de vídeos no YouTube, algumas das ações que consomem mais megas em dados.