Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Lifestyle

Mais energia, por favor!

Publicado em 26-09-2019 por Cofina Conteúdos

De manhã ou após o almoço, por exemplo, quem não sentiu já a letargia a instalar-se, dificultando o cumprimento de tarefas e compromissos? Saiba como repor os seus níveis de energia e aumentar a produtividade simples e eficazmente.

Sabia que, entre outros benefícios, um duche de água fria  estimula a produção de dopamina, um neurotransmissor que promove sentimentos de prazer, recompensa e motivação? Nada mau para começo do dia!

Pequeno-almoço todos os dias

Se costuma saltar o pequeno-almoço, seja porque a fome não é muita, para ficar mais alguns minutos preciosos na cama ou ainda porque a azáfama matinal familiar não o permite, saiba que eliminar esta primeira refeição da sua rotina pode ser a razão para as quebras de energia sentidas durante o dia. Um pequeno-almoço rico em proteína permite regular os níveis de energia e evitar a fadiga sentida a meio da manhã. Iogurte, queijo quark ou fresco, ovos, frutos oleaginosos e sementes são alguns dos exemplos de alimentos ricos em proteína. Experimente panquecas de aveia, banana com manteiga de amendoim, smoothies, etc.

Banana tem vitamina

Não só ricas em vitaminas, as bananas são excelentes fontes de fibra, antioxidantes, magnésio e potássio, bem como de hidratos de carbono, ajudando a repor energia e a melhorar o desempenho. São, além disso, bastante práticas de transportar, o que permite tê-las sempre facilmente por perto.

Organize a secretária

Cinco minutos, nem tanto, bastam para arrumar a secretária e com isso conseguir não só produzir mais e melhor como perder menos tempo ao longo do dia. Habitue-se a fazê-lo logo à chegada ou perto da hora de saída, deixando-a pronta para o dia seguinte.

Quantos copos de água já bebeu hoje?

Fadiga e desorientação são sintomas que têm frequentemente origem na falta de água e consequente desidratação do organismo. Beber cerca de 1,5 l (cerca de oito copos) de água por dia é uma aposta sempre vencedora. Atenção, no entanto, em dias de maior calor e/ou mais exigentes no que respeita a esforço físico, esta quantidade deve aumentar.

Mais atividade física, mais energia

Por falar em exercício físico, se encaixar algum na sua rotina diária, meia hora (se quiser, pode dividir em três períodos de dez minutos ou dois de 15), no mínimo, sentir-se-á mais energizado e mais apto a enfrentar todos os desafios que lhe sejam lançados.

Dê descanso aos seus olhos

Se trabalha à frente de um monitor, faça uma pausa de 20 segundos aproximadamente a cada 20 minutos e olhe para longe para descansar os olhos.