Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Realizar poupança

Saiba mais »

 | Realizar poupança  | Realizar poupança
Lifestyle

Otimize o seu frigorífico

Publicado em 27-09-2018 por Cofina Conteúdos

Saiba como tornar o seu frigorífico mais eficiente, poupando não só energia como despesas de alimentação

Mantenha todos os alimentos isolados do contacto com o ar, guardados em recipientes de vidro, mais amigos do ambiente, de plástico ou envolvidos em película aderente ou folha de alumínio. Em alternativa pode usar tecido embebido em cera de abelha, mais ecológico, que pode comprar ou fazer facilmente em casa. Destapados, os alimentos libertam humidade, obrigando o frigorífico a trabalhar mais para a eliminar.

Frigorífico vazio?

Nas alturas em que o seu frigorífico está mais vazio, caso, por exemplo, dos períodos de férias, preencha alguns dos espaços vazios com garrafas de água ou refrigerante. Mantém mais facilmente tudo à temperatura ideal sem esforçar tanto este eletrodoméstico. Lembre-se, no entanto, de que é necessário algum espaço para o ar circular.

Comida confecionada? Deixe arrefecer

Evite colocar alimentos ainda quentes no frigorífico. Se não tiver muito tempo, divida-os em unidoses, o que ajuda na hora de fazer a lancheira. Depois de arrefecerem, pode colocar parte no congelador e retirar à medida que for precisando. Identifique o conteúdo numa etiqueta, acrescentando a data de confeção. Recipientes mais pequenos arrumam-se também mais facilmente.

Por ordem

Disponha os alimentos perecíveis e aqueles cujo prazo de validade está a aproximar-se nas zonas mais próximas da porta – é a melhor forma para serem consumidos prioritariamente, reduzindo o desperdício alimentar.

Inspeção regular

Pelo menos uma vez por mês, retire tudo o que tem no frigorífico, limpe-o e descarte o que já não estiver em condições. Aproveite e verifique a temperatura, que deve situar-se entre os 0 e os 4-5 ºC, bem como as borrachas da porta – se não selarem bem, substitua-as.

Mais vida à sua salada

Se costuma manter sempre alface ou salada em casa, uma forma de prolongar a sua vida é mantê-la num lavador-secador de vegetais depois de escorrer a água. Poupará igualmente tempo na hora de ir para a mesa.

No caso dos legumes, pode conservá-los num saco com uma folha de papel de cozinha dentro para absorver a humidade libertada.

Não misture fruta e legumes. Use uma gaveta para cada um. A fruta produz gás etileno que acelera o processo de amadurecimento, deteriorando mais depressa os legumes e os vegetais.

Carne e peixe

Coloque-os na prateleira de baixo do frigorífico para evitar que o seu líquido escorra para cima de outros alimentos. Mantenha-os devidamente embalados e limpe imediatamente se escorrerem para evitar contaminação.

Atenção à porta

Leite, ovos e outros alimentos perecíveis não devem permanecer na porta do frigorífico, dado tratar-se da zona com maiores flutuações de temperatura.