Este website utiliza cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website estará a consentir a sua utilização. Para saber mais clique aqui.

Cortina Header
  Gestão Orçamental

Manter alguma liquidez

Saiba mais »

 | Manter alguma liquidez  | Manter alguma liquidez
Casa

Primavera: tempo de limpar os tapetes

Publicado em 02-04-2019 por Cofina Conteúdos

Agora que as temperaturas começam a subir, é a altura ideal para fazer uma limpeza mais profunda a toda a casa, dando prioridade aos tapetes, dado o pó e sujidade que tendem a acumular. Aproveite também para destralhar um pouco a sua vida, libertando-se do que já não utiliza ou veste.

Com a chegada da primavera chegam também as crises alérgicas, devidas não só às concentrações elevadas de pólen na atmosfera, mas também de outras partículas e poeiras em suspensão no ar que tendem a acumular-se em casa. E se os panos ou espanadores agarra pó, as vassouras e aspiradores podem ajudar a eliminá-las da maioria das superfícies em casa, o mesmo não se poderá já dizer dos tapetes, onde o pó e outros alergénios não só se acumulam, mas parecem entranhar-se, dificultando a sua remoção.

É por isso que proceder a uma limpeza mais profunda nesta altura do ano é recomendável, até para remover eventuais nódoas e manchas inevitáveis mesmo para quem tem o hábito de deixar os sapatos à porta.

Aspirar é preciso

E regularmente, leia-se uma a duas vezes por semana, pelo menos. De preferência com um aspirador com filtro HEPA, dado ter uma elevada capacidade de retenção de poeiras, pólen, esporos de fungos, bactérias e ácaros, bem como partículas de dimensões mínimas, revelando-se uma mais-valia, especialmente para pessoas com alergias respiratórias.

Para pessoas alérgicas e/ou com animais de companhia em casa, os aspiradores com filtro de água são também uma boa opção. Sacudir o tapete vigorosamente ajuda a soltar alguma da sujidade e pó entranhado, devendo-se aspirar de seguida. Polvilhar o tapete com bicarbonato de sódio ou uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho ajuda não só a neutralizar odores e a soltar a sujidade. Deixe atuar de preferência cerca de 12 horas e depois aspire.

Nas mãos de profissionais

Idealmente, os tapetes devem ser sujeitos a uma limpeza especializada duas vezes por ano, na primavera e no outono, sensivelmente. Recomendavelmente, numa lavandaria, para uma limpeza e higienização profundas. Se não quiser somar esta despesa ao orçamento familiar, saiba como manter os tapetes limpos durante mais tempo.

Faça você mesmo

Se optar por fazer a limpeza dos seus tapetes em casa, tenha em atenção que se tiver tapetes antigos de valor, de Arraiolos, turcos, do Nepal, Irão, Paquistão em lã ou seda, deverá lavá-los apenas a seco e de acordo com as instruções na etiqueta ou do fabricante. Poderá, no entanto, limpá-los com água tépida, com um detergente próprio para o efeito, com pH neutro. Não encharque nunca estes tapetes e não os pise até secarem por completo.
Tapetes em chenille de algodão podem ser lavados tanto a seco como com água, desde que a temperatura não ultrapasse os 60ºC. A secagem deve ser feita com temperaturas baixas.

Os tapetes tufados em lã ou polipropileno podem ser lavados com água ou a seco, sem muitas restrições. Devem lavar-se com sabão ou detergente neutro- Contraindicados estão produtos como lixívia. As mesmas indicações servem para os tapetes mecânicos em lã ou polipropileno.
Se tem tapetes que podem ser lavados na máquina e cabem, não espere mais. Só tem de selecionar a temperatura recomendada – em caso de dúvida, prefira uma baixa –, juntar detergente neutro e já está.

Nódoas? Atue de imediato

Se deixou cair ou entornou algo que faça nódoa, deve retirar de imediato o excesso dos resíduos sólidos e absorver o líquido com papel/pano absorvente. Passe depois suavemente com um pano húmido. Quanto mais esperar para o fazer, maior é a probabilidade de não conseguir removê-la. Não encharque nunca o tapete com água nem esfregue a nódoa, sob pena de danificar as fibras. Use um detergente próprio para tapetes, seguindo as respetivas instruções, e uma escova de cerdas macias se necessário, sempre com gestos delicados.

Tome nota Para remover mais facilmente pelo de animais e odores, neutralizando simultaneamente odores desagradáveis, pulverize o tapete (exceto de pele) com vinagre e aspire depois.