Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Acidentes: a folha que pode ajudar a salvar-lhe a vidaAcidentes: a folha que pode ajudar a salvar-lhe a vida

Acidentes: a folha que pode ajudar a salvar-lhe a vida

Acidentes: a folha que pode ajudar a salvar-lhe a vida

Uma simples folha com ilustrações respeitantes à informação técnica mais importante do seu automóvel, designada por folha de resgate, pode fazer toda a diferença em caso de acidente. Saiba o que é e como solicitá-la.

Disponível através do site da Federação Internacional do Automóvel (FIA), em clubes/associações automóveis, como o ACP ou sites das marcas, a chamada folha de resgate – ou ficha de segurança – é um documento que esquematiza através de ilustrações os dados técnicos mais importante sobre cada automóvel. Esta facilita o acesso dos socorristas aos ocupantes do mesmo em caso de acidente e acelerando o seu salvamento, o que, em situações graves, pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

Porque todos os minutos contam

Entre os dados incluídos na folha de resgate, encontram-se o modelo, série e ano de fabrico, bem como a indicação referente aos tensores dos cintos de segurança, áreas de corte na viatura no caso de haver necessidade de desencarceramento, para chegar mais facilmente aos feridos e evacuar os ocupantes, posição dos airbags, etc.

O objetivo é minimizar o tempo decorrido até ao acesso aos ocupantes da viatura acidentada e respetiva prestação de cuidados médicos se necessário. Convém não esquecer que a primeira hora após os acidentes é crucial e que todos os minutos contam.

Onde colocá-la

De acordo com o protocolo estabelecido, a folha de resgate deve ser impressa a cores, em papel A4, e colocada na pala para-sol do lugar do condutor (e também na do passageiro, se quiser). Para indicar a sua existência aos bombeiros e outros socorristas, deve ser colocado um autocolante identificativo na parte inferior direita do para-brisas.