Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Ano escolar em grande: dicas para os paisAno escolar em grande: dicas para os pais

Ano escolar em grande: dicas para os pais

Ano escolar em grande: dicas para os pais

Há várias formas de contribuir para o sucesso escolar dos seus filhos. Saiba como.

Terminar o ano letivo com sucesso depende muito dos alunos e dos professores, naturalmente, mas os pais são também essenciais neste processo. Algo tão “simples” como levar os filhos ao oftalmologista no início do ano escolar pode ter um impacto decisivo na aprendizagem, uma vez que ler é fundamental para a aquisição de conhecimentos e para acompanhar as diferentes aulas.

 

Não descure o sono

Assegurar noites bem dormidas é outro aspeto que deve merecer a atenção dos pais. Tendo em atenção que o número ideal de horas de sono em idade escolar ronda as 9-10 diárias, cabe aos pais zelar pelo seu cumprimento, já que as crianças e adolescentes vão tentar adiar a hora de deitar ao máximo. Isto implica ainda uma boa organização no dia-a-dia, porque a hora de jantar, tempo de estudo e atividades extracurriculares, já para não falar do tempo em família poderão ter de se ajustar.

 

Área de estudo precisa-se

Estudar e fazer os trabalhos de casa devem ser feitos num local tranquilo, com boa iluminação. Se não puder ser no quarto, designe um espaço da casa especificamente para o efeito. Certifique-se de que os seus filhos dispõem do material necessário e que concluem todas as tarefas.

 

A importância da alimentação

Boa alimentação é também importante. Convém sobretudo apostar num bom pequeno-almoço, essencial para a concentração, resolução de problemas e para um bom rendimento. Estimular o consumo de água é igualmente importante, pois situações de desidratação podem provocar dores de cabeça, diminuição do desempenho cognitivo, fadiga, etc.

 

Alimente a curiosidade e o prazer da descoberta

Atividades em família, como visitas a museus, idas ao teatro, ao oceanário, ao cinema ou a festivais, não só aumenta o repertório cultural das crianças como lhes permite aprender muito mais sobre o mundo em que vivem.

 

Ecrãs e afins

É importante limitar o tempo que o seu filho dedica à televisão, computador ou videojogos. É também crucial monitorizar os respetivos conteúdos, que devem ser adequados à idade da criança. Estimule sempre a prática de atividade física e o convívio face a face com crianças e jovens da mesma idade.

No caso de acesso à Internet, consciencialize os seus filhos sobre a importância de não falar com estranho.

 

Comunique com os professores

Envolver-se com a escola é importante quando falamos na educação do seu filho. Mantenha-se a par do que vai acontecendo, não falte às reuniões convocadas nem descure a comunicação com o diretor de turma ou outros professores. Sempre que tiver alguma questão e não puder ir à escola, telefone ou envie um email ao professor.

 

Diga não ao bullying

Há muitas probabilidades dos seus filhos serem alvo de bullying ou testemunharem este tipo de comportamento na escola. É importante estar atento a mudanças de comportamento, como perda de apetite, ansiedade, dificuldade em dormir bem, alterações de disposição e tentar perceber o que está a acontecer com o seu filho. Fale com os professores e procure aconselhamento, se necessário.