Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Black Friday 2021: como aproveitar as promoções da melhor formaBlack Friday 2021: como aproveitar as promoções da melhor forma

Black Friday 2021: como aproveitar as promoções da melhor forma

Black Friday 2021: como aproveitar as promoções da melhor forma

Assinalada este ano a 26 de novembro, a Black Friday é o dia em que as lojas baixam significativamente os preços, permitindo compras, especialmente as compras de Natal, muito mais em conta. Aproveite, fazendo os melhores negócios. Saiba como.

A aproximar-se rapidamente, a Black Friday, a sexta-feira que sucede ao feriado de Ação de Graças (última quinta-feira de novembro) foi “importada” por muitos outros países – Portugal não foi exceção –, transformando-se numa verdadeira caça aos melhores preços e oportunidades, com promoções que podem facilmente chegar aos 75%, sobretudo nas lojas e departamentos de informática e eletrónica, onde desconto a desconto, pode poupar significativamente (não espere, no entanto, vir encontrar tudo com descontos de 75% – a média tende a situar-se em metade deste valor).

Por isso, se não fez a lista para as compras de Natal, esta é uma boa altura para o fazer. Anote o nome de todas as pessoas a quem pretende dar prendas e defina para cada uma delas o valor máximo a gastar. Além de evitar deixar alguém esquecido, trata-se de uma forma de não comprometer o seu orçamento e também de minimizar a confusão que por cá já se faz sentir, uma vez que as campanhas da Black Friday já se iniciaram para muitas lojas.

Pensar naquilo que vai oferecer é também a melhor maneira de se proteger, uma vez que infelizmente, o sucesso deste dia é algumas vezes ofuscado por falsas promoções, já para não falar das filas intermináveis em várias lojas.A pensar na próxima Black Friday, a poucos dias já de distância, reunimos algumas dicas para que este dia seja um sucesso.

Faça uma lista dos produtos que precisa

A par da lista de Natal, esta é também boa altura para passar em revista o que tem em casa e ver o que de facto lhe faz falta, desde os eletrodomésticos/tecnologia ao mobiliário e vestuário, dados os preços mais reduzidos. 

Convém ter também em atenção que na segunda-feira imediatamente após a Black Friday, chega a Cyber Monday, um dia exclusivo de promoções online bastante apetecível.

Defina um orçamento

Esta deverá ser sempre “a” grande prioridade, já que de promoção em promoção é fácil gastar mais do que aquilo que se pode. Decida o que precisa e quanto pode gastar no total e mantenha-se fiel ao valor definido. Lembre-se que apesar da redução dos preços, é tudo feito com a intenção de o levar a consumir. Não se deixe cair na tentação.

Leia também: Finanças pessoais: regras básicas

Mantenha-se atualizado sobre as suas lojas preferidas

Apesar de ainda faltarem uns dias para a data oficial, os descontos da Sexta-feira Negra já tiveram início em muitas marcas. Uma boa forma de se manter a par é fazer buscas regulares nos sites e lojas que lhe interessam. Aproveite igualmente os sites estrangeiros (conheça as novas regras nas compras online fora da UE), já que os descontos podem compensar bastante os portes e estes podem ser reduzidos ou inclusive eliminados. Sites como a amazon ou eBay, por exemplo, já começaram a apresentar diariamente uma seleção de produtos a preços convidativos e prazos de entrega a tempo do Natal que pode adquirir no conforto de casa, sem filas nem confusões. 

As redes sociais como o Instagram e o Facebook são também uma boa forma de saber as ações que as suas lojas preferidas têm programadas para este dia e/ou semanas, não só relativamente a percentagem de descontos mas também dos produtos-alvo de promoção.

Prepare-se para o momento de comprar 

Saber o que realmente se quer e onde é que se encontra disponível é meio caminho andado para o sucesso. Uma semana antes já encontra folhetos em papel e online com as campanhas programadas. Aproveite para comparar preços, o que pode fazer por exemplo no comparador da DECO.

Informe-se sobre retornos e devoluções

Para evitar surpresas, na altura de comprar, informe-se sobre a política de retorno e devoluções, que pode sofrer alterações nesta época.

Tenha atenção às compras online

Muito práticas, as compras online exigem alguns cuidados básicos para proteger o cartão de crédito usado e evitar contratempos.

Sempre que fizer compras online, certifique-se de que os sites são seguros (começam por https:// ou têm o símbolo dum cadeado) e após a aquisição confirme sempre o valor debitado. Informe a instituição financeira sempre que verificar alguma irregularidade. 

Atenção aos esquemas de phishing: duvide de campanhas boas demais para ser verdade que surgem muitas vezes em sites falsos com preços inacreditáveis; não acredite! 

Prefira cartões com mecanismos de segurança adicional, como o serviço 3D Secure, que exige um código de segurança enviado por SMS pela entidade emissora para o telemóvel do titular do cartão.

Não faça compras online em redes públicas. Proteja ao máximo a sua informação. 

Leia também: Pagamentos seguros das compras online com cartão de crédito