Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Cinco formas de proporcionar um Natal melhor sem sair do lugarCinco formas de proporcionar um Natal melhor sem sair do lugar

Cinco formas de proporcionar um Natal melhor sem sair do lugar

Cinco formas de proporcionar um Natal melhor sem sair do lugar

Deixe-se contagiar pelo espírito natalício e contribua com uns simples cliques para tornar esta quadra um pouco melhor para crianças em situações frágeis um pouco por todo o mundo

The life you can save

Fundada por Peter Singer, reconhecido como um dos filósofos contemporâneos com mais influência – a revista Time incluiu-o na lista das 100 pessoas mais influentes –e autor do livro A vida que podemos salvar: Agir agora para pôr fim à pobreza no mundo, The life you can save oferece várias possibilidades para se contribuir de forma eficaz e a custo mínimo para melhorar a vida de alguém, bem como uma Calculadora de Impacto que mostra o que o seu gesto pode fazer. Contribuadiretamente para uma ou mais causas “apadrinhadas” – crianças; mulheres & raparigas; saúde & doenças infeciosas; fome & nutrição; água & saneamento; educação; agricultura; desenvolvimento económico; investigação. Ou, se preferir há outras formas de se envolver, através da angariação de fundos ou voluntariado, por exemplo.

Médecins Sans Frontières/Médicos Sem Fronteiras

Organização médica humanitária internacional, os Médicos Sem Fronteiras oferecem assistência médica a pessoas afetadas por graves crises humanas, devido a conflitos armados, catástrofes naturais, entre outros. Para manter a sua neutralidade e independência, 96% do seu financiamento provém de fontes privadas pelo que qualquer apoio é sempre bem-vindo. Iémen, Síria, Bangladesh, Mediterrâneo, República Democrática do Congo, Albânia, são alguns dos locais – mais de 70 países – onde podemos encontrá-los.

AMI

Organização não governamental (ONG) portuguesa, privada, independente, apolítica e sem fins lucrativos, a AMI tem como objetivos a luta contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra em todo o mundo. Além de donativos, tem loja online com venda de produtos solidários e campanhas variadas. Pode participar ainda como voluntário.

Thirst Project Portugal

Um grupo de jovens estudantes portugueses deitou mãos à obra e fez nascer o Thirst Project Portugal, “uma instituição sem fins lucrativos que trabalha diretamente com o Thirst Project nos Estados Unidos de forma a acabar com o problema da crise mundial de água em países como o Uganda ou a Swazilândia, que se faz sentir em 663 milhões de pessoas no mundo”. Cada donativo está a contribuir para diminuir o número de crianças [4.100] que morrem todos os dias por falta de acesso a água limpa.

Cuddle + Kind: bonecas feitas à mão

Um verdadeiro dois em um que fará as delícias de qualquer criança que encontre uma destas bonecas sob a árvore de Natal e também todas as outras que por cada boneca adquirida terá acesso a 10 refeições. O projeto está presente em 65 países através de uma parceria com o Programa de Refeições Escolares do Programa Mundial de Alimentos e o Children’s Hunger Fund. As bonecas são todas feitas à mão no Peru, seguindo práticas de comércio justo, o que significa que as artesãs que as fazem são também recompensadas de forma justa.

Grão a grão

A lista não se esgota minimamente por aqui. No nosso país e por este mundo fora, multiplicam-se diariamente esforços para melhorar as condições de vida das populações extremamente necessitadas, que sem o contributo de terceiros – nós – não seriam possíveis. Por pouco que seja. “Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco”, já afirmava Edmund Burke, político e filósofo irlandês no século XVII. A prova disso é que com 10 cêntimos já se consegue começar a melhorar uma vida, defende Peter Singer.