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Como escrever uma carta de motivação para se candidatar a um empregoComo escrever uma carta de motivação para se candidatar a um emprego

Como escrever uma carta de motivação para se candidatar a um emprego

Como escrever uma carta de motivação para se candidatar a um emprego

Breve apresentação que o candidato a uma vaga de emprego faz de si próprio, tendo como objetivo ajudar o empregador/recrutador a apostar num candidato entre todos os demais, escrever uma carta de apresentação pode gerar alguma tensão. Eis o que deve ter em conta ao escrever a sua.

O que é uma carta de motivação?

Uma carta de motivação é um texto de uma página usado para se descrever por que razões se é o candidato ideal para ocupar determinada posição. Regra geral, acompanha o currículo ou curriculum vitæ (CV). Mas, enquanto o CV é uma apresentação de factos, como percurso escolar, cursos de especialização/formação, experiência profissional, ações de voluntariado, entre outros, uma carta de motivação tende a incidir sobre traços de carácter e personalidade. Nessa carta, destacam-se as qualidades, as competências – sem, no entanto, cair no autoelogio –, a descrição da experiência (se nunca trabalhou, mas, por exemplo, fez voluntariado ou andou nos escuteiros, use estes exemplos) ou o entusiasmo face à posição à qual está a candidatar-se, enfim, as características que fazem de si o melhor candidato para a posição pretendida. E é precisamente disto que se trata, de se distinguir dos demais candidatos para conseguir captar a atenção do recrutador, convencendo-o de que é a pessoa mais indicada para desempenhar as funções pretendidas e assim avançar mais uma etapa no processo de seleção para a vaga de emprego, que geralmente passa por uma entrevista (encontre algumas dicas neste artigo)

O que escrever numa carta de motivação?

Antes de começar, leia atentamente a oferta de emprego, para confirmar o que se pretende, e liste os seus pontos fortes e experiência relevante, assim como as competências que considera serem uma mais-valia para a posição em questão. Este é o primeiro contacto que é estabelecido com o recrutador, pelo que é essencial captar o seu interesse.

Aspetos gerais a considerar

  • Uma carta de motivação deve ser curta, 250 a 500 palavras, com frases breves e ativas.
  • Deve pautar-se por alguma originalidade, o que lhe vai possibilitar sobressair dentre os demais.
  • Deve estar em sintonia com o CV, funcionando, no entanto, como complemento, tendo o cuidado de não o repetir.
  • Não conter palavras ou expressões negativas. O discurso deve ser positivo e proativo.
  • Abreviaturas e vulgarismos são de evitar.
  • Erros ortográficos são inadmissíveis. Use o corretor ortográfico e releia para confirmar que não há qualquer gralha antes de enviar.
  • Deve ter um máximo de quatro parágrafos.
  • As margens (superior, inferior, esquerda e direita) devem ter 2,5 cm, apresentar o mesmo tipo de letra ao longo de todo o documento e o espaçamento deve ser de uma linha e meia.

Estrutura

Uma carta de motivação deve incluir:

  • Saudação. Confirme nome e/ou cargo do destinatário: Exmo. Senhor/Engenheiro ou Exma. Senhora/Engenheira, por exemplo, ou Exmo.(a) Sr.(a) Diretor(a) de Recursos Humanos, etc.;
  • Parágrafo de motivação, no qual refere a posição a que se candidata e o motivo que o leva a candidatar-se (grande similaridade com os requisitos pedidos e a sua experiência/competências, por exemplo);
  • Parágrafo sobre si, a explicar porque é o melhor candidato, especificando características, competências, soft skills e se possível exemplifique com casos concretos fruto da sua experiência (por exemplo, “liderei uma ação de voluntariado, o que envolveu…”/”ao trabalhar com a Federação Portuguesa de X ou Y, desenvolvi muito trabalho de logística/coordenei toda a parte de…”). Pense nas mais-valias que pode trazer ao cargo – é nisto que reside o interesse do destinatário. Sumarize os seus melhores pontos e os seus objetivos de longo curso;
  • Conclusão, em que deve clarificar o objetivo final, que é ser convidado para uma entrevista, em que pode referir algo como “gostaria de desenvolver estes motivos numa conversa pessoal”;
  • Despedida com uma saudação cordial (com os melhores cumprimentos/melhores cumprimentos/atentamente);
  • Assinatura;
  • Data;
  • Dados de contacto;
  • CV em anexo.

Tome nota

Antes de começar a escrever a sua carta de motivação, informe-se bem sobre a empresa/entidade/etc. para que possa mostrar-se em sintonia com a missão e valores da mesma.

Faça também uma lista de todos os aspetos que considera relevantes e, após uma leitura cuidada, risque tudo o que não é essencial.

Antes de enviar, reveja todo o conteúdo, prestando especial atenção a erros de ortografia e gralhas. Prefira uma linguagem simples e objetiva, sem cair em modo telegráfico ou lacónico.

Por último, não se esqueça de verificar se indicou (bem) todos os seus contactos e se os links (por exemplo para trabalhos/portefólio ou algum documento relevante, se aplicável) estão corretamente identificados.