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Conduza com mais segurançaConduza com mais segurança

Conduza com mais segurança

Conduza com mais segurança

Do cinto e travões ao estojo de primeiros socorros e extintor, entre outros, conheça alguns dos equipamentos que garantem uma condução mais segura.

A segurança do condutor e passageiros é cada vez mais uma prioridade, o que se traduz no desenvolvimento de mais equipamentos específicos para o efeito e alvo de contínuas melhorias. Destacam-se os sistemas de segurança ativa, sobretudo preventivos, e os sistemas de segurança passiva, para atenuação dos efeitos em caso de acidente

Sistemas de segurança ativa

Os chamados sistemas de segurança ativos têm um papel prevenção, visando prevenir e evitar acidentes. Incluem-se aqui os equipamentos de apoio à travagem; à direção; à visibilidade; ao motor, como os sistemas de distribuição e alimentação, controlo de tração, turbocompressores, entre outros; conforto e navegação, de que são exemplo a climatização e sistemas de GPS. Falamos aqui, entre outros de:

  • ABS –(Antilock Braking System) – Evita o bloqueio instantâneo das rodas numa travagem brusca, evitando derrapagens e a falta de aderência do veículo no piso.
  • ESC (Controlo eletrónico de estabilidade) – Ajuda a evitar a derrapagem do veículo, assim como a perda de controlo por parte do condutor nas curvas. Pode acionar os travões para manter o veículo na direção/rota certa.
  • ADAS (Sistemas de Assistência Avançada ao condutor) – Os Advanced Driver Assistance Systems, em inglês, surgiram da necessidade de prevenir eventuais riscos durante a condução. Incluem, por exemplo:
  • Travagem de emergência automática –pode travar automaticamente, mesmo que o condutor não o faça, se a proximidade com o carro da frente for considerada de risco.
  • Sensor de ângulo morto – deteta a presença de um veículo no ponto morto dos retrovisores.
  • Aviso de saída de faixa de rodagem – Monitoriza a posição do veículo na faixa de rodagem e alerta o condutor se o mesmo sair da via de trânsito.
  • Alerta de colisão – Emite alerta luminoso ao condutor em caso de perigo iminente.
  • Assistência inteligente de velocidade – Impede os condutores de excederem o limite de velocidade, com base na informação do GPS.
  • Alerta de sentido contrário –Alerta o condutor se estiver a circular em sentido contrário. 
  • Sistema antissono – Avisa o condutor que precisa de uma pausa para descanso.

Sistemas de segurança passiva

Complementarmente aos sistemas referidos acima, os sistemas de segurança passiva são concebidos para minimizar danos e/ou lesões  Incluem:

  • Airbags – Visam proteger o corpo de embater contra superfícies duras, em caso de acidente/. Há airbags frontais para proteção da cabeça claterais, que protegem a região do tórax, coluna e/ou anca.
  • Cintos de segurança – Têm como objetivo reter o(s) corpo(s) do(s) ocupante(s) dum veículo numa situação de aceleração, travagem, colisão ou curva para impedir que saia da sua posição no assento, protegendo em caso de colisão frontal ou lateral.
  • Apoios de cabeça – Para além  de assegurarem um maior conforto, visam acima de tudo evitar torções, golpes e pancadas perigosas no pescoço e na região cervical.
  • Para-brisas laminado – Composto por camadas de vidro com filme plástico adesivo entre elas, são extremamente resistentes, oferecendo maior proteção em caso de acidente.Os fragmentos de vidro não são projetados; e ficam “colados” ao filme adesivo em vez de serem lançados contra condutor e passageiros, evitando ferimentos potencialmente graves.
  • Sistemas de retenção infantil (cadeirinhas) – Trata-se de dispositivos (alcofa rígida, “ovo”, cadeira, banco elevatório) colocados no banco do automóvel para assegurar a segurança de bebés e crianças até aos 12 anos em caso de acidente ou travagem brusca, por exemplo.
  • Zonas de deformação – O conjunto chassis/carroçaria é simultaneamente deformável e resistente, permitindo a máxima absorção da energia cinética no momento da colisão, o que, por sua vez, vai aumentar a probabilidade de sobrevivência dos ocupantes do veículo. Para além disso, os materiais de alta resistência em zonas críticas da estrutura asseguram a integridade da carroçaria e evitam a penetração de materiais no habitáculo que possam causar ferimentos nos ocupantes.
  • Sensores de identificação de ocupantes do veículo e de alerta de pedestres – São, no primeiro caso,  sistemas que identificamse os assentos estão ocupados e, nalguns casos, se se trata de um adulto ou uma criança para que os respetivos airbags possam funcionar. No segundo caso, o sensor de alerta de pedestres/transeuntesajuda a identificar alguém a circular em redor do veículo, alertando, o condutor com um sinal luminoso e regulando a velocidade do veículo.

Equipamentos de segurança úteis não obrigatórios

Kit de primeiros socorros

Não sendo obrigatório para os veículos ligeiros de passageiros, como acontece com os veículos de transporte coletivo de crianças, aconselha-se a sua presença constante no carro, em local facilmente acessível. Deve ainda ser resistente ao choque e ser revisto regularmente para assegurar o bom estado do conteúdo.

Extintor

Obrigatório nos veículos movidos a gás, é uma mais-valia em todos os veículos já que pode ajudar a apagar um pequeno incêndio, impedindo consequências mais graves. Deverá ter uma capacidade não inferior a 2 kg. Deve ainda estar carregado, pronto a utilizar, dentro do prazo de validade e acondicionado sob o banco do condutor em suporte próprio.