Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Declare guerra às nódoasDeclare guerra às nódoas

Declare guerra às nódoas

Declare guerra às nódoas

Verdadeiro pesadelo, da roupa e estofos aos cortinados e tapetes, saiba como eliminar nódoas e manchas.

Prevenir é sempre melhor do que remediar, passe-se o cliché, e no caso de manchas e nódoas, nada poderia estar mais perto da verdade. Especialmente nos locais mais difíceis de limpar. Para lhe facilitar a vida, várias empresas disponibilizam os seus serviços de tratamento antinódoas aplicáveis não só em tecido como também em napa e pele. Tapetes, sofás, cadeiras, cortinados, estofos de carro ou toalhas de mesa são alguns dos artigos que pode proteger, prolongando-lhes a durabilidade e garantindo-lhes um aspeto impecável.

Estes tratamentos aliam frequentemente a componente antiácaros, responsáveis por inúmeros problemas do foro respiratório, entre os quais asma e alergias, recomendar-se a sua aplicação sobretudo em colchões.

A Protectcleaning é uma das empresas com que pode contar. Sediada em Mem Martins, oferece garantia até dez anos, “contra nódoas, manchas e salpicos, além de proteção contra pó e raios ultravioletas. Disponibiliza ainda serviço SOS-Nódoas-Incêndios-Inundações.

O Tratamento de Proteção Repele, antinódoas e antiácaros é aplicável a todos os tipos de mobiliário, dos colchões aos tapetes, é acompanhado de garantia de dez anos – assistência contra nódoas gratuita incluída – e tem uma ação hidratante no caso das peles. Disponibiliza também limpeza de estofos, colchões, alcatifas e tapetes, bem como um serviço de desinfeção PHMG que” elimina vírus, bactérias e fungos em todos os materiais da sua casa”.

Outra opção é a Primeclean, que dispõe de tratamento antinódoas e antiácaros, se quiser, para tapetes, sofás e tecidos, que ficam protegidos “por uma barreira invisível contra derrames de produtos à base de água ou gorduras”. Pode também recorrer aos seus serviços de limpeza de sofás, colchões, tapetes, alcatifas e cortinados.

 

Nódoas instaladas

As nódoas mais difíceis frequentemente necessitam mais do que o simples detergente de lavar roupa. Convém, por isso, ter sempre em casa produtos que facilitem este trabalho, caso, por exemplo, dos sprays tira-nódoas a seco, que basta aplicar e esperar até que seque para escovar, como o Bio-Shout ou o da Blancotex (vendidos nos supermercados), o da Romar (vendido na Staples). Nos super e hipermercados, tem inúmeros artigos de pré-tratamento, pré-lavagem ou ativadores de lavagem por onde escolher, caso dos produtos de marca própria ou de marcas como Vanish, Iberia Revolution, X-tra, Sanytol, Beckmann. A Amway tem também um produto bom, o SA8™ TRI-ZYME™, de Pré-Tratamento.

Lubrificante e multiusos, o WD-40 é um excelente aliado contra nódoas difíceis, incluindo molho de tomate, gordura, tinta de caneta ou marcadores (inclusive em paredes), sangue, gordura, por exemplo. Basta pulverizar e lavar como habitualmente.

 

À falta de tira-nódoas

Se se sujou durante a refeição ou manchou de gordura o sofá de cabedal e não tem tira-nódoas por perto, não vale a pena desesperar. Na despensa ou nos armários da cozinha, encontra decerto alguns substitutos à altura. Salpicos de gordura na camisa, por exemplo, resolvem-se com um pacotinho de adoçante artificial; basta deitá-lo sobre a(s) mancha(s) para absorver a gordura. Dependendo da dimensão dos estragos, poderá ter de usar mais ou menos quantidade. Se a nódoa for de molho de tomate, pode também usar espuma de barbear (gel não), deixando secar sobre a mancha antes de pôr na máquina, ou vinagre branco – em nódoas mais difíceis, dilua um pouco de detergente de loiça em água, aplique sobre a nódoa, deixe de molho num pouco de água e passe depois com uma esponja com vinagre branco e lave; se mesmo assim não conseguir, molhe com água oxigenada, espere uns minutos e lave novamente.

Em cabedal, as nódoas de gordura desaparecem total ou parcialmente se deitar sobre elas pó talco e deixar atuar algumas horas ou durante a noite, por exemplo. Repita se necessário.

Se o problema for uma mancha de batom, faça uma bola com miolo de pão branco e, pressione primeiro sobre a zona com cuidado; depois pode esfregar. A côdea de pão seco, com alguns dias é também eficaz na remoção de sujidade da camurça; basta esfregar com suavidade.

Vinho tinto desaparece se aplicar um pouco de vinho branco por cima. Se estiver em casa e tiver cremor tártaro em casa, faça uma pasta com água, espere uns minutos e depois passe com um pano húmido.

Manchas de café, especialmente sem açúcar tendem a sair com água, se tratadas imediatamente; se não for o caso, misture um pouco de vinagre com detergente em pó para roupa e use como pré-tratamento sobre a nódoa antes de pôr a peça de roupa na máquina.

Se caiu ou se cortou, manchando a roupa com sangue, experimente deixá-la de molho durante a noite em refrigerante de cola (Coca-Cola, Pepsi, ou marca branca). No caso de manchas de sangue muito recentes, pode usar água oxigenada, deixando atuar uns minutos, passe por água e lave como habitualmente. Vinagre branco também serve – deite sobre a nódoa. Espere 10 a 15 minutos, absorva depois com rolo de cozinha ou pano e lave. Pode também experimentar fazer uma pasta de amido de milho e água, aplicar sobre a nódoa e pôr ao sol a secar. Escove depois, repetindo o processo se necessário. Pode também fazer uma pasta com aspirina ou bicarbonato de sódio e água, deixando atuar algum tempo sobre a nódoa e lavando depois. Caso use lentes de contacto, pode recorrer em alternativa à solução salina para as mesmas.

Se tudo o que tiver à mão for sal (ou mar), deixe a peça de roupa de molho três a quatro horas e depois lave normalmente.

Nódoas de tinta de esferográfica podem limpar-se com leite se as deixar de molho no mesmo durante a noite, por exemplo, e depois lavar. Gel desinfestante para as mãos também funciona bem, mas não deve ser usado em lã e poliéster, tal como laca para o cabelo, que já pode ser usada nestes tecidos; em ambos os casos, aplique sobre a área afetada, espere uns minutos e depois lave como costuma. Outra opção, que resulta também em marcas de batom, é usar pasta de dentes sem ser em gel; aplique, esfregue e passe depois por água, repetindo se necessário – o efeito depende um pouco do tecido. Caso a nódoa seja de marcador, encha uma tigela com leite e deixe a zona manchada de molho – quando o leite tiver absorvido algum do pigmento, deite fora e repita o processo tantas vezes quanto necessário.

Se a mancha que pretende eliminar for sujidade à volta do colarinho das camisas, use champô para lavar essa zona; se for uma mancha de base de maquilhagem, use um pano húmido com creme de barbear.