Notas em Dia
Dentes sãos, animais mais felizesDentes sãos, animais mais felizes

Dentes sãos, animais mais felizes

Dentes sãos, animais mais felizes

Muito suscetíveis a problemas dentários, que podem comprometer seriamente a sua qualidade de vida, os cães e gatos precisam de se habituar desde cedo a uma boa higiene oral. Saiba o que deve fazer.

Placa bacteriana, tártaro, mau hálito e doença periodontal são problemas comuns em cães e gatos, sobretudo a partir dos 3 anos de idade, que além de comprometer o seu bem-estar, podem pôr em risco a sua saúde, uma vez que as bactérias presentes nas gengivas e dentes afetados podem entrar na corrente sanguínea e originar problemas cardíacos, renais e/ou no trato intestinal, por exemplo.

A boa notícia é que estes problemas, apesar de muito comuns nestes animais, podem ser facilmente evitados; basta proceder regularmente a alguns cuidados básicos – quanto mais cedo começar, melhor e menor será a resistência do seu animal de quatro patas.

 

Escovagem

Nas lojas de animais e farmácias, encontra facilmente escovas de dentes para cães e gatos, com formatos variados, bem como pastas dentífricas específicas – como estes animais não cospem a pasta após a limpeza, engolindo-a praticamente toda, as nossas pastas de dentes podem provocar-lhes problemas de estômago, devendo ser evitadas. As pastas de ação total são as mais recomendadas, mas, em caso de dúvida, aconselhe-se com o seu veterinário.

Dependendo do tamanho da sua mascote, comece por sentá-la no colo, no chão ou sobre uma mesa e, com a escova entre as gengivas e as bochechas, escove suavemente de cima a baixo até ao último dente e recomece do outro lado, certificando-se de limpar interna e externamente e de que não lhe escapa nenhum dente. Nos animais mais novinhos, em vez de escova, pode optar por uma gaze.

Caso o seu animal resista à lavagem, encontra nas lojas da especialidade e veterinários pastas que não exigem escovagem – aplica-se a quantidade indicada na boca ou numa pata (especialmente em gatos) para eles lamberem. Apesar de não substituir totalmente a escovagem, é uma boa alternativa.

 

Alimentação

Manter os dentes do seu “patudo” em boas condições de saúde passa igualmente por uma boa alimentação. Escolha rações formuladas para manter os dentes saudáveis e “brinde” o seu animal com biscoitos e snacks desenvolvidos especificamente para esse efeito.

Se quiser – informe-se com o seu veterinário antes de comprar -, pode também recorrer a aditivos líquidos ou em pó com efeito antitártaro e/ou antibacteriano ou contra o mau hálito.

 

Brincadeiras felizes… e saudáveis

Além dos snacks, há muitos brinquedos para cães e gatos desenvolvidos a pensar na sua saúde oral, que ajudam a limpar as gengivas e os dentes, fortalecendo nalguns casos também as mandíbulas.

 

Olho clínico

À exceção do mau hálito, os sintomas da doença periodontal podem não ser evidentes, pelo que convém não descurar as visitas regulares anuais ao veterinário ou especialista em odontologia veterinária.