Notas em Dia
Dicas para bem usar o cartão de créditoDicas para bem usar o cartão de crédito

Dicas para bem usar o cartão de crédito

Dicas para bem usar o cartão de crédito

Muito prático, o cartão de crédito é muito vantajoso, mas a sua má utilização acarreta alguns perigos, podendo comprometer seriamente o orçamento familiar e até levar ao sobre-endividamento. Conheça as regras para tirar o melhor proveito do seu.

Descontos no pagamento de bens e serviços, facilidade de pagamento na maior parte dos países, oferta de seguro de viagem, possibilidade de levantamento de dinheiro ou de fazer face a uma situação de emergência são algumas das vantagens dos cartões de crédito. Mas, usados de forma irresponsável, têm riscos que rapidamente se podem tornar sérios.

Ficam algumas dicas para tornar o seu cartão de crédito num bom aliado.

Escolha a modalidade de pagamento

Uma das principais regras a seguir no que toca a cartões de crédito é definir a modalidade de pagamento sobre o total do saldo em dívida. Se optar pelo pagamento total, significa que o saldo em dívida ser-lhe-á cobrado na íntegra no final do mês, não sendo cobrados juros.

Pode, se lhe der mais jeito, optar pelo pagamento pelo valor mínimo (desde 3% do limite de crédito). Independentemente do saldo utilizado, pagará sempre a mesma mensalidade.

O cartão Cetelem Black Plus permite ainda compras fracionadas em 3, 12 ou 24 vezes com uma mensalidade mínima de 1€.  

Respeite o orçamento

Fazer um orçamento e, acima de tudo, guiar-se por ele é essencial para uma boa saúde financeira, por isso considere uma parcela para despesas com cartão de crédito e faça as contas para saber qual o limite máximo que pode gastar, assegurando que conseguirá fazer o pagamento de acordo com a modalidade escolhida.

Prefira um cartão de crédito sem Comissão de disponibilização de cartão (anuidade)

Na altura de contratar um cartão de crédito, escolha um que não cobre qualquer anuidade durante toda a vigência do mesmo, como o cartão Cetelem Black Plus, por exemplo, o que representa um gasto extra desnecessário.

Cashback precisa-se

Se pode escolher, prefira um cartão que reembolse uma percentagem das compras realizadas. Na hora de poupar, cada cêntimo vale, por isso dê preferência por um cartão com cashback.

Brindes

Antes de contratar um cartão de crédito pelas ofertas disponíveis (tablet, smartphone, smartband, etc.), verifique os custos associados ao cartão, faça as contas e confirme, comparando com outros cartões, se de facto vale a pena.

Um limite à sua medida

Solicite um limite de crédito à medida do seu orçamento. Limites de crédito grandes podem levar à tentação de gastar para além das possibilidades, na origem de situações de sobre-endividamento. Em caso de emergência, poderá sempre negociar um novo limite de crédito com a instituição financeira emissora do cartão.

Pagamentos online

Escolha apenas cartões de crédito seguro seja através do protocolo 3D e/ou com limite de utilização, como o cartão Cetelem Black Plus. O protocolo 3D Secure torna os pagamentos de compras online ainda mais seguros, simples e cómodos, através de validação no MB WAY.

Leia também: Pagamentos recorrentes com cartões de crédito

Pagamento de serviços e ao Estado

Como forma de facilitar a vida aos utilizadores, é também possível usar o cartão de crédito para pagamento de serviços e pagamento ao Estado, como acontece com o cartão Cetelem Black Plus.

Adicionalmente, poderá usá-lo para levantamento de numerário a crédito (cash advance) ou para fazer transferências diretamente para a sua conta.

Leia os extratos

Habitue-se a verificar regularmente os seus extratos e os vários movimentos da conta, uma forma de detetar eventuais tentativas de fraude. Apesar de os cartões de crédito serem cada vez mais seguros, vale sempre mais prevenir.

Leia também: Pagamentos seguros das compras online com cartão de crédito