Notas em Dia
Crie um espaço de teletrabalho mais saudável e criativoCrie um espaço de teletrabalho mais saudável e criativo

Crie um espaço de teletrabalho mais saudável e criativo

Crie um espaço de teletrabalho mais saudável e criativo

É importante ter um espaço de trabalho que promova simultaneamente a produtividade e a criatividade, assim como o seu bem-estar e a sua saúde. Saiba como fazê-lo não só em casa, mas também em qualquer outro local de trabalho.

Passamos uma parte significativa do tempo que estamos acordados a trabalhar. É precisamente por isto que deve procurar tornar o seu espaço de trabalho num local aprazível e mais saudável, condições essenciais para estimular a produtividade e criatividade, assegurando-lhe ainda um maior bem-estar. Em casa, especialmente se partilhada com outros elementos da família também em teletrabalho, de férias ou com aulas online, é ainda mais importante. Para isso basta seguir as nossas dicas.

O exercício é importante

Se passa a maior parte do tempo sentado a uma secretária, deve andar e levantar-se com regularidade. O ideal para compensar o tempo sentado é andar pelo menos duas horas por dia, que não precisam de ser seguidas; se preferir, pode andar períodos de 15, 20 ou 30 minutos, por exemplo. Estar muito tempo sentado leva ao aumento do colesterol mau, à diminuição do metabolismo, ao enfraquecimento dos músculos, a doenças cardiovasculares, à diabetes e hipertensão, entre outros problemas.

Além de prevenir potenciais problemas de saúde, estes períodos de atividade ajudam a aumentar a produtividade e melhoram a disposição. Aproveite para ir beber água – evite a tentação dos snacks – ou ir tomar um café perto de casa, optando pelas escadas em vez do elevador, um hábito que aliás deve adotar sempre que possível, mais que não seja uma vez por dia.

Antes de começar a trabalhar e durante a hora de almoço, experimente uma caminhada de 20-30 minutos; não tardará muito a sentir os seus efeitos.

Apps para não exceder o tempo sentado

Se não dá pelo tempo a passar enquanto trabalha ou não tem disciplina para se levantar regularmente e mover-se um pouco, pelo menos para esticar as pernas ou fazer uns exercícios de alongamento, estas apps são boas aliadas:

  • Move (iOS) – Excelente opção para se lembrar de se levantar e mover-se um pouco. Pode programar a regularidade e duração, desde períodos de atividade, assim como escolher, se quiser, uma das várias séries de exercícios disponíveis.
  • Stretching Exercises – Flexibility Training (Android) – Exercícios de 3-4 minutos de alongamentos que ajudam a aliviar a tensão e/ou dor muscular, melhorar a flexibilidade e reduzir o stress.
  • Randomly RemindMe (Android) – Uma ajuda preciosa para quem precisa de ser lembrado não só de se levantar regularmente, como também de beber água ou qualquer outra coisa que lhe seja útil. Basta definir os diferentes lembretes.
  • Awareness (Mac, Windows) – Esta app contabiliza o trabalho no computador, permitindo-lhe ter uma noção clara do tempo passado em frente do ecrã. Melhor ainda, dá-lhe a possibilidade de definir alertas periódicos para “desligar” temporariamente e fazer um intervalo para beber água, fazer cinco minutos de meditação (porque não?), tomar um café ou simplesmente levantar-se e andar um pouco. Se lhe faltarem ideias sobre o que fazer nesses breves intervalos, pode ligar-se ao site da Awareness, onde encontra várias sugestões.

Experimente uma secretária ajustável para trabalhar em pé

As secretárias que permitem o ajuste emaltura para possibilitar trabalhar tanto de pé como sentado são um bom investimento, já que “obrigam” a uma maior movimentação do corpo, o que ativa os músculos e a circulação, contribuindo para um maior bem-estar. Encontram-se já com relativa facilidade.

Leia também: Organização: torne a sua secretária mais eficiente

Corrija a postura

Passar muito tempo sentado à secretária, em frente a um computador, ou usar muito o telemóvel ou tablet são situações em que tendemos a adotar uma má postura, o que se reflete negativamente a nível da mobilidade articular, curvatura da coluna ou mesmo muscular, entre outros possíveis problemas.

Durante as pausas regulares que deve fazer para, por exemplo, “tirar” os olhos do ecrã e focar um ponto no horizonte, aproveite também para corrigir a postura. Idealmente, deverá “ter a cabeça alinhada, uma boa posição da coluna, um correto alinhamento das ancas e os joelhos e pés à largura das ancas”, explica a fisioterapeuta da CUF Telma Velhinho no site deste grupo de saúde.

Investir numa boa cadeira de trabalho é sempre uma aposta segura, dado permitir encontrar uma posição confortável mais facilmente. Se não lhe for possível e tender a sentir-se desconfortável na sua cadeira habitual, experimente uma almofada para apoio lombar.

Mantenha o espaço em ordem

Ter tudo no seu devido lugar e o espaço de trabalho limpo tem várias vantagens. A começar pelo ganho de tempo – já pensou no tempo que pode perder à procura de material ou documentos no meio duma secretária ou armário desarrumados? Disponibilizar alguns minutos no início ou final do dia para deixar tudo em ordem é a chave para uma maior eficiência e evitar horas adicionais para compensar o tempo perdido em busca de algo “perdido”. É também a chave para menos stress já que quantos menos papéis e outros materiais tiver a amontoarem-se em seu redor, menor será o caos e a confusão instalada.

Ar precisa-se!

Aproveite que está em casa para desfrutar de ar puro ou pelo menos para o deixar circular. Abra a janela de vez em quando para arejar ou, se lhe for de todo impossível, pondere a aquisição de um purificador de ar com filtro HEPA, especialmente útil em caso das incómodas alergias.

E iluminação natural também, de preferência

Trabalhar com iluminação natural durante o dia é o ideal, por isso aproveite o facto de estar em casa para escolher um espaço para trabalhar próximo de uma janela.

Use uma planta (ou mais) na decoração

Adicionar um elemento da natureza como uma ou mais plantas de folhas verdes ao espaço de trabalho ajuda a melhorar a qualidade do ar, reduzir os níveis de stress. Adicionalmente, estimula a criatividade e dá mais energia.

Evite comer à secretária

Seja em casa, no escritório ou em qualquer outro espaço de trabalho, adote como regra nunca almoçar (ou jantar) à secretária. Reserve esse espaço para trabalhar e encontre outro para as refeições, de preferência com outras pessoas. Desfrute do momento para se desligar do trabalho e fazer um reset para se preparar para as horas seguintes em que vai ter de trabalhar. A mente agradece, o estômago também – comer à secretária, enquanto olha para o ecrã potencia comer em excesso devido à distração – e a companhia idem.

Objetos pessoais proporcionam maior conforto

Decore a secretária e o espaço envolvente com alguns artigos pessoais – coisas que tenham significado para si, como fotografias da família ou um objeto de coleção, por exemplo –, mas limite-se a 3-4. Caso contrário, arrisca-se a sobrecarregar o mesmo, comprometendo a organização e aumentando o “ruído visual” e o cansaço que daí advém.

Leia também: Organização: melhore as suas listas de “A fazer”