Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Dicas para despertar o gosto dos seus filhos pela leitura

Dicas para despertar o gosto dos seus filhos pela leitura

No mês em que se assinala o Dia Mundial do Livro, convidamo-lo a celebrar a data (re)descobrindo o prazer da leitura com os mais novos. Saiba como lhes estimular o gosto pelos livros.

De pequenino…

Quanto mais cedo introduzir a leitura na vida dos mais pequenos, melhor, e isto é algo que pode ser feito mesmo antes de as crianças nascerem. Está provado que ler em voz alta ajuda a estreitar a ligação entre pais e filhos, e o som da voz da mãe, ou pai, tende a acalmar o bebé, por exemplo.

Ler em voz alta – livros de histórias, jornal, receitas… – para as crianças desde cedo estimula ainda o desenvolvimento da linguagem, promove um maior domínio lexical e estimula a aprendizagem, revelando-se igualmente uma boa forma de relaxar e acalmar na hora de deitar.

Pode variar a forma de contar as histórias, recorrendo por exemplo ao álbum de fotografias de um filho para contar a sua história de vida; adaptando a história narrada ao seu ouvinte, transformando, por exemplo, o herói em heroína; use recortes como fio condutor de uma história; jogue com os sons e as palavras… não faltam possibilidades.

Boas rotinas

Reserve uma hora fixa para a leitura, um pouco antes de deitar, após (ou antes, como achar preferível) do ritual do pijama e do lavar dos dentes, desligue a televisão, ponha o telefone e demais dispositivos eletrónicos de lado e instale-se confortavelmente com o(s) seu(s) filho(s) para lhe(s) ler ou ler com eles. Pode inclusive criar um recanto próprio para o efeito, confortável e propício à leitura. No caso em que a diferença de idades entre irmãos o permita, pode pedir a um dos mais velhos para ler para o(s) mais novo(s).

Quando todos souberem ler, mantenha esse momento de leitura em família e aproveite para ler as suas obras preferidas. Procure escolher livros adaptados às diferentes idades e deixe-os escolher, com alguma orientação, se necessário, quando tiverem idade para isso.

Rodeie-se de livros

Se quer que os seus filhos desenvolvam o gosto pela leitura é necessário investir em livros e manter sempre alguns por perto. É importante que as crianças tenham uma diversidade de livros ao seu dispor. Em casa, no carro, nos transportes públicos, nas férias, na praia. Para não sobrecarregar o orçamento familiar, a melhor forma é criar uma rotina de ida regular (1 vez por semana/quinzena/mês) à biblioteca e requisitar alguns. Sempre que possível, deixe os seus filhos escolherem, mesmo que o tema/autor seja sempre o mesmo – são fases que tendem a passar. Até podem ser livros de receitas ou revistas sobre temas do seu interesse. Outra opção que também não pesa na carteira é criar um “clube de leitura” com amigos, familiares, vizinhos para empréstimos e trocas.

Explore outras realidades a partir dos livros

Associar os livros a experiências positivas é outra forma de estimular o gosto pela leitura: ir ao teatro e ao cinema ver a história do livro de que os seus filhos gostaram adaptado ao palco ou grande ecrã e discutir as diferenças os pontos comuns, etc.. Ir ao museu, planetário, quinta pedagógica, castelo, borboletário… são muitas as possibilidades.