Powered by

Cetelem
Notas em Dia

Dicas para férias seguras low cost

Dicas para férias seguras low cost

Se ainda não sabe o que fazer nestas férias de verão, mas procura uma alternativa acessível no que respeita a custos inspire-se nas sugestões que lhe deixamos.

Antes de deitar mãos à obra e se lançar no projeto “Férias 2020”, é essencial fazer um orçamento o mais realista possível para saber quanto pode despender. Só após ter este valor claramente definido é que deve começar a pôr em marcha os planos.

Férias sobre rodas

Alugar uma autocaravana ou uma carrinha transformada é uma forma de fazer férias com enorme liberdade de movimentos e aproveitar para (re)descobrir o que Portugal tem de melhor ao ritmo que quiser.

Rumar à praia da Comporta ou à Meia Praia, por exemplo, presentes na lista das dez “maiores e mais seguras praias para passar o verão em 2020“, pela European Best Destinations (EBD), ou a qualquer outro destino que considere valer a pena. E são muitos no nosso país.

Os preços variam, naturalmente, em função da tipologia. Há verdadeiros palácios sobre rodas, outras mais pequenas e mais acessíveis, mas com todas as condições necessárias para em família ou amigos desfrutar de umas férias memoráveis. Pode alugá-las em sites como Annie Campers, Yescapa, Indiecampers ou Howcampers, entre outras.

Altos voos

As companhias aéreas, low cost incluídas, vão começando pouco a pouco a “desentorpecer” as asas e a transportar passeiros para vários destinos apetecíveis. Apesar de nem todos serem acessíveis, é possível encontrar ofertas apelativas. Antes de fazer a reserva, informe-se sobre as medidas de saúde aplicadas no destino para evitar surpresas como quarentena, por exemplo.

Se decidir sair do país, não descure as regras de segurança.
Consulte aqui as indicações dadas pelo Estado português.

Clean & Safe

​​​​​​​​​Atribuído pelo Turismo de Portugal, o selo Clean & Safe visa distinguir as empresas do sector do turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus. Procure-o antes de fazer as suas reservas para garantir maior segurança.

De tenda às costas

Para quem procura férias económicas, acampar é uma solução, mas nos tempos que correm há limitações, nomeadamente no que respeita à lotação dos parques de campismo. Por isso, informe-se antecipadamente sobre a data de reabertura e regras de utilização de áreas comuns. O selo Clean & Safe vai ser igualmente atribuído aos parques de campismo.

Onde ficar

Muitos hotéis e estabelecimentos de turismo rural e alojamento local estão já de portas abertas. Outros preparam-se para o fazer, para receber os visitantes, com opções para todas as carteiras e assegurando o cumprimento das normas recomendadas pela DGS, o que obriga a alguns reajustes no seu funcionamento. Caso, por exemplo, dos buffets, que provavelmente não encontrará. Muitos estão a oferecer promoções, pelo que convém dedicar algum tempo em busca das melhores alternativas, especialmente quando o preço é um fator a ter em conta.

Em grupos de Facebook como o Reerguer Portugal encontra também várias ofertas de alojamento que pode explorar.

Staycations

Se o seu orçamento não lhe permite grandes despesas, a melhor opção – ficar em casa – pode revelar-se uma surpresa bem agradável mesmo em fase de desconfinamento. Fazer férias em casa não significa vestir o pijama e fechar as portas ao mundo. Descubra alternativas para descontrair fazer uma pausa:

  • Ser turista na sua cidade ou nas proximidades é sempre um programa interessante para se fazer em família ou com um grupo de amigos. Uns cliques no Google é tudo o que precisa para aceder a um guia turístico e começar a descobrir o que tanto tem atraído os “verdadeiros” turistas. Pare na geladaria nova, tire fotos junto aos monumentos e, já agora, aproveite para os revisitar ou dá-los a conhecer aos mais novos.
  • Pode também pegar no carro e descobrir um vasto leque das atrações que são cartão de visita deste país. Dos passadiços do Paiva aos vários trilhos no Algarve, que muitos residentes desconhecem; dos castelos, aos monumentos e aos vários zoos, como os de Lisboa e de Santo Inácio, e parques e reservas naturais; dos museus às feiras e mercados, há mesmo muito onde se perder.
  • Aventurar-se de bicicleta por este país fora é outra possibilidade mesmo com toda a família: são muitas as ciclovias e trilhos que pode usar; só tem de definir o percurso!
  • Experimente refeições temáticas, por exemplo, e distribua tarefas por toda a família, redescubra o prazer da leitura ao ar livre e organize piqueniques.
  • Ir à praia continua a ser uma opção. Para ir à praia sem muita gente, descarregue a aplicação Info Praia ou a SandSpace para saber a lotação das praias.

Essencial

Certifique-se que tem todo o material necessário para a sua proteção e segurança, nomeadamente, máscara, solução desinfetante para as mãos, como álcool-gel. Pode levar também palitos, para carregar em botões de elevador, códigos de portas e ATM, por exemplo, sem lhes tocar.

Não descure as normas de segurança: mantenha a distância recomendada, evite ajuntamentos e tocar em objetos e/ou pessoas.