Dicas para obter rendimentos extras
Dicas para obter rendimentos extras
Conseguir aumentar os rendimentos ao final do mês pode ser mais fácil do que à primeira vista possa parecer. Ficam alguns exemplos.umentar os rendimentos ao final do mês pode ser mais fácil do que à primeira vista possa parecer. Ficam alguns exemplos.
Tem um quarto a mais? Alugue-o
Apartamento ou vivenda, se tiver um quarto que não é usado, pode sempre aproveitar para o listar numa plataforma como o Airbnb e rentabilizá-lo. Apesar de parte do lucro reverter para a Airbnb, é o proprietário que decide quanto cobrar e as datas mais oportunas para disponibilizar o quarto. Utilizar esta plataforma tem ainda a vantagem adicional de incluir um Seguro de Proteção ao Anfitrião oferece “cobertura de responsabilidade civil principal até $1 milhão por ocorrência em casos de reclamações de terceiros por danos corporais ou danos de propriedade”.
Mas atenção: não basta só alugar; o quarto e demais espaços comuns disponibilizados, como casa de banho e cozinha, se incluir o seu uso, deverão apresentar-se limpos – se quiser pode adicionar uma taxa de limpeza à estadia para cobrir serviços de limpeza profissional.
Estacionamento por que te quero
Se vive num prédio ou condomínio com lugar ou box de estacionamento que não usa, experimente alugá-lo. A um vizinho, por exemplo, ou a um morador dos prédios mais próximos que precise. Se residir numa zona de escritórios com parquímetros, provavelmente também não será difícil disponibilizar o espaço durante o dia mediante uma avença mensal, por exemplo.
Dê uso à carta de condução
Se tem disponibilidade e carta de condução, pode aproveitar e para pôr os seus serviços à disposição de empresas como a Cabify ou a Uber. O dinheiro ganho depende das horas que queira trabalhar. Informe-se sobre as condições exigidas (no caso da Uber, por exemplo, terá de possuir automóvel de gama média ou alta); não tem nada a perder.
Mãos à obra
Se tem jeito e disponibilidade, pode aproveitar para vender as suas criações manuais na Etsy, uma plataforma de comércio criativo global, onde roupa (nova, vintage, em segunda mão), têxtil-lar, decoração, bijuteria, pintura e outros trabalhos manuais são os protagonistas. As compras e vendas são tratadas diretamente com o vendedor ou o cliente interessado. A plataforma, naturalmente, tem de lucrar alguma coisa, tendo como fonte de rendimentos uma percentagem (3,5%) por sobre as transações e também sobre os artigos anunciados (0,18€/artigo), bem como uma taxa – também baixa – de processamento de pagamento.
Em alternativa, tem a plataforma de ecommerce Bonanza, com várias ferramentas desenvolvidas especificamente para facilitar as vendas, entre as quais integração com o Google Shopping. Também lhe permite listar os seus artigos gratuitamente, sem quaisquer taxas até à venda dos artigos.
E, claro, pode igualmente fazer dinheiro com serviços ou coisas que já não usa ou não precisa nos sites nacionais como OLX ou Custo Justo, por exemplo.