Dicas para se manter hidratado com calor
Dicas para se manter hidratado com calor
Manter-se bem hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo, mais ainda no verão, quando o calor mais se faz sentir.
Água límpida e cristalina
Todos sabemos que devemos beber cerca de oito copos de água por dia, aproximadamente, mais em caso de atividade física intensa, mas raras vezes esta quantidade é atingida. Se é o seu caso, antes de se deitar, beba uma garrafa (33/50 cl) de água, volte a enchê-la e deixe-a na mesa de cabeceira para voltar a beber ao acordar. Pode também instalar uma aplicação (Beba Água Lembrete, Daily Water, Waterlogged, Hydro Coach, etc.) no smartphone que avise quando é hora de beber água.
Não é fã de água?
Se para si o facto de água ser insípida, inodora e incolor é uma menos-valia, considere aromatizá-la, adicionando-lhe rodelas de limão e/ou lima, hortelã, canela, frutos vermelhos, pepino. Há inclusivamente garrafas reutilizáveis para este fim, por isso aproveite.
Antes da refeição
Começar as refeições com um copo de água é outro dos hábitos que pode adquirir. Além de hidratar, aumenta a sensação de saciedade, o que pode ajudar a perder peso. Experimente com gelo, por exemplo.
Um dois em um
Leite, sopa, sumos de fruta e/ou vegetais naturais, melancia, pepino, alface, tomate, laranjas, aipo são alimentos com elevado teor em água, por isso consuma-os com regularidade.
Exercício físico? Cuidados redobrados
Antes, durante e depois. É quando deve beber água se praticar alguma atividade física. Se for no exterior com temperaturas elevadas, durante mais de 60-90 minutos, pode complementar com uma bebida isotónica.
Álcool e cafeína não
Com calor, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou com cafeína, como o café, naturalmente, alguns chás e refrigerantes por poderem provocar desidratação.
Em alerta
Sede, diminuição da produção de urina e da sudorese, diminuição da elasticidade da pele (visível quando após se aperta uma prega de pele, esta demora tempo a voltar à forma inicial), boca seca são sintomas de desidratação leve a moderada, devendo-se beber de imediato.
Se as estes sintomas se juntar tonturas, confusão mental, desorientação, náuseas, desmaio, baixa da tensão arterial, procure um médico.
Risco maior
Crianças e bebés, idosos, pessoas com doenças cardíacas e/ou crónicas, pessoas expostas a calor excessivo por motivos profissionais (trabalhadores da construção civil, soldadores, jardineiros e paisagistas, agricultores, etc.) têm um risco acrescido de desidratação, requerendo maior atenção.