Notas em Dia
Este ano, saiba como organizar-se melhorEste ano, saiba como organizar-se melhor

Este ano, saiba como organizar-se melhor

Este ano, saiba como organizar-se melhor

Mais equilíbrio, mais tempo para si e maior produtividade são alguns dos benefícios de uma maior organização pessoal. Eis alguns dos passos a dar para entrar no caminho certo.

Para muitos um traço inato, a organização é uma capacidade que pode ser desenvolvida por todos com alguma facilidade. Tomar notas é um dos primeiros passos a dar se não quiser esquecer-se de coisas importantes, desde reuniões, aniversários, listas de compras e afazeres. Bloco de notas/agenda, smartphone ou computador, escolha o método que lhe dê mais jeito e use-o sempre.

Defina prazos

Identifique as tarefas a fazer e os objetivos que pretende ver cumpridos, profissional e pessoalmente, e estabeleça prazos para cada um deles. Defina igualmente prioridades.

 

Não deixe para o dia ou semana seguinte

Evite deixar “para amanhã” aquilo que pode ser feito ainda hoje. Contas para pagar, telefonema para fazer, consultas a marcar, decisões a tomar… adie apenas se não for mesmo possível fazê-lo. Regra geral, quanto mais adiar mais difícil é depois encaixar tudo na sua agenda e ver as coisas feitas.

 

Delegue

Sobrecarregado com reuniões, afazeres e/ou tarefas domésticas que não lhe deixam tempo para mais nada. Passe em revista o que tem para fazer e delegue o que for possível; se não consegue “desligar-se” totalmente, comece por fazê-lo gradualmente.

 

Partilhe a agenda familiar

Calendário do Google ou em papel num local visível por todos, ajuda ter a agenda de toda a família partilhada pelos vários elementos, assim como dados importantes como telefones de baby-sitter, empregada, médico, diretor de turma, etc. ou números de BI/CC, serviço de saúde, entre outros.

 

Finanças em ordem

Descarregue uma das muitas apps disponíveis para o ajudarem na gestão do seu dinheiro. Da Boonzi à Money Wallet ou Personal Finance – Finanças Pessoais, grátis ou pagas, é fácil encontrar a que melhor se ajusta às suas necessidades.

 

Cada coisa no seu lugar

Habitue-se a manter as suas coisas no lugar certo. Use etiquetas se necessário e procure evitar rotular gavetas, caixas ou prateleiras com “Diversos”. Evite igualmente manter coisas de que não necessita. Se não fazem falta, deite fora ou separe para dar a uma instituição, por exemplo, ou vender, porque não? Não acumule. Isto aplica-se tanto a roupa como a pequenos eletrodomésticos ou material de escritório, entre inúmeras outras coisas. Reserve algum tempo por semana – marque na agenda, se facilitar – para organizar as suas coisas, tanto no local de trabalho como em casa. A médio e longo prazo vai simplificar-lhe a vida. Já agora, aproveite também para compilar no local seguro as várias passwords, especialmente se tender as esquecê-las facilmente. Para o fazer pode recorrer a um dos sites, apps ou extensões de gestão de passwords à sua disposição, como o Keeper, a Last Pass ou a KeePass, entre outras. Nunca guarde as suas passwords no seu browser ou nos computadores de outras pessoas.

 

Não compre o que não precisa

Saldos, promoções, feiras e mercados são uma tentação, mas será que necessita mesmo daquilo que vai comprar. Habitue-se a fazer listas de compras antes de sair de casa, sobretudo agora que os saldos já se anunciam.