Exercício físico com calor: cuidados a ter
Exercício físico com calor: cuidados a ter
Dias soalheiros e temperaturas altas convidam a sair de casa e a levar a prática do exercício físico para o exterior. Saiba que cuidados deve ter para fazer face ao calor durante o treino.
Quando as temperaturas sobem…
… não abuse e dê ao corpo a oportunidade de se adaptar. Diminua a intensidade e/ou duração do treino habitual e progrida gradualmente, especialmente no caso de mudanças bruscas, picos de calor ou férias em destinos tropicais, com temperaturas e níveis de humidade elevados. Procure igualmente evitar as horas de maior calor, optando pelo ginásio ou por nadar, por exemplo.
No caso de corrida, caminhada ou ciclismo, por exemplo, escolha percursos com troços de sombra.
Água, uma boa aliada
Manter bons níveis de hidratação enquanto treina no exterior com temperaturas elevadas é essencial não só para regular a temperatura do corpo mas também para otimizar a performance. Habitue-se, por isso, a beber um bom copo de água (250 mL) 20 a 30 minutos antes do treino e cerca de 200 mL por cada meia hora de atividade – no caso de treinos intensos por mais de uma hora, considere munir-se de uma bebida isotónica para compensar os sais minerais perdidos. Termine o treino com outro copo/garrafa de água. Se não tiver acesso a bebedouros, leve água consigo.
Para continuar a assegurar bons níveis de hidratação, procure beber água regularmente ao longo do resto do dia, entre 1,5 e 2 litros diários.
Vestido para o calor
Roupa leve, de cor clara e respirável é o ideal. Além de refletir o calor, facilita a evaporação da transpiração, o que não acontece com tecidos 100% algodão, que deve evitar. Boné, de cor clara, de preferência, é também um acessório essencial – além de proteger do calor e do envelhecimento do rosto provocado pelos raios UV, ajuda a afastar o cabelo e suor da cara.
Protetor solar sempre
Aplicar protetor solar nas áreas da pela expostas ao sol ajuda a reduzir o risco de danos provocados pela radiação solar, bem como queimaduras. Aplique-o antes de sair de casa e em atividades ao ar livre de longa duração, procure reaplicá-lo a cada duas/três horas. Nalgumas regiões, poderá ter de aplicar também repelente – em alternativa pode usar uma pulseira própria para este efeito.
Tempo de abrandar
Se sentir fraqueza, tonturas, sensação de fadiga extrema, náuseas ou dor de cabeça durante o treino, pare, beba água e dirija-se para um local fresco. Se os sintomas persistirem, procure aconselhamento médico.