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Faça a leitura da água e a contagem da luz e gás e evite surpresasFaça a leitura da água e a contagem da luz e gás e evite surpresas

Faça a leitura da água e a contagem da luz e gás e evite surpresas

Faça a leitura da água e a contagem da luz e gás e evite surpresas

Fazer a leitura da água e a contagem da luz e do gás e comunicá-las aos respetivos fornecedores permite não só manter um melhor controlo sobre o orçamento familiar como ainda fazer alguns ajustes para poupar

As faturas da água, luz e gás que mensal ou bimestralmente lhe chegam a casa têm por norma um consumo estimado e não um consumo real. Isto significa que os fornecedores destes serviços, por impossibilidade de fazerem todos os meses a contagem a todos os consumidores, emitem as faturas com base em consumos anteriores. Assume-se assim que em cada casa o gasto de energia e de água é sempre o mesmo. É por esta razão que, muitas vezes, ao ser efetuado o acerto entre o que foi estimado e o consumo real, as pessoas são surpreendidas com contas elevadíssimas, correspondentes a vários meses de consumo, que podem comprometer o equilíbrio financeiro.

Vantagens de comunicar as leituras

Como as contagens só são regularizadas com os acertos, quando os leitores se deslocam a casa dos consumidores para efetuar a leitura dos contadores, a solução para evitar surpresas nas suas contas é fazer regularmente a sua própria leitura da luz e contagem da água e comunicá-las ao fornecedor devido. Desta forma, a fatura será emitida com base no que de facto é consumido e não numa estimativa.

Por outro lado, ao fazer as próprias leituras, é mais fácil perceber se está ou não a consumir mais do que o habitual – o que é normal nesta época de maior recolhimento em casa – e fazer alguns ajustes, como verificar se apagou as luzes e os dispositivos eletrónicos em standby, por exemplo.

Como comunicar

As leituras da luz ou contagem da água e gás podem ser comunicadas de várias formas, regra geral, através dos números de telefone dos fornecedores próprios para o efeito, dos respetivos sites ou mesmo através de apps.

A Galp, por exemplo, permite a comunicação da leitura do contador através do Assistente virtual no seu site; diretamente na área reservada do consumidor em my.galp.pt; na app Casa Galp disponível; através da linha gratuita de Comunicação de Leituras Automáticas 800 508 080 (disponível a qualquer hora); ou através do Operador de Rede de Distribuição da sua área.

Para comunicar leituras à EDP, pode fazê-lo diretamente na área especifica no site, na app (disponível para android e ios) , por telefone para o número gratuito 800 10 53 53, via whatsapp para o 911 955 282 e nas lojas. Confira toda a informação no site deste prestador

Para a comunicação da leitura da água, deve contactar o prestador do serviço no seu município, através do site ou dos contactos telefónicos da respetiva área de residência. As informações sobre comunicações de leituras estão, normalmente, especificadas nas faturas.

Como fazer a leitura do contador

O modo de leitura da luz depende do tipo de contador que possui em casa:

· Contador estático – são aqueles em que várias séries de números passam ciclicamente no ecrã. Espere até ver passar a indicação da data e hora e de seguida os dados de que precisa são fornecidos pela ordem que lhe é pedida: consumo nas horas de vazio, consumo nas horas de ponta e consumo nas horas de cheia.

· Contador eletromecânico – nestes contadores, as leituras são expressas num único número. Para comunicar a leitura, só tem de anotar os algarismos à esquerda da vírgula, devendo ignorar os que estão à direita, frequentemente em cor vermelha.

· Contador inteligente – como estão em contacto permanente com o fornecedor, não exige que o consumidor faça qualquer leitura uma vez que o consumo debitado corresponde sempre ao real.

· Contador híbrido – neste tipo de contador, a leitura surge automaticamente no visor, sendo necessário pressionar o botão para aceder aos diferentes consumos: o símbolo da Lua indica as horas de vazio; o símbolo do Sol, as horas fora de vazio; os caracteres “^” indicam as horas de ponta.

No que respeita à leitura da água, é muito simples: basta comunicar o valor à esquerda da vírgula e ignorar os que estão à direita, regra geral, diferenciados com cor vermelha. O mesmo acontece com os contadores de gás.

Tome nota

As faturas de fornecimentos de serviços públicos essenciais, caso da água, luz e gás, prescrevem, de acordo com o Artigo 10.º da Lei n.º 23/96, de 26 de julho, que diz: “O direito de exigir o pagamento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses após a sua prestação”. Isto significa que se receber uma fatura referente ao consumo dos últimos 10 meses, apenas terá de pagar o valor correspondente ao consumo dos últimos quatro meses. No caso de receber faturas para pagamento que reportem ao fornecimento de água, luz ou gás fornecido há mais de 6 meses, deve fazer uma reclamação, por escrito, junto da empresa fornecedora, através do envio de carta registada com aviso de receção. Para sua segurança, guarde uma cópia da reclamação e do registo do envio.