Notas em Dia
Como poupar energia estando mais tempo em casaComo poupar energia estando mais tempo em casa

Como poupar energia estando mais tempo em casa

Como poupar energia estando mais tempo em casa

Preocupado com o impacto que o passar mais tempo em casa tem na fatura da eletricidade? Use um simulador para escolher o melhor serviço e reduza o consumo de energia sem abdicar do conforto

Dias mais curtos, temperaturas mais baixas, restrições devido à pandemia, teletrabalho. Tudo isto se alia, levando-nos a passar mais tempo em casa e, naturalmente, a consumir mais energia elétrica. Vemos assim crescer, por vezes de forma muito exponencial, a conta da luz. Mas com alguns cuidados, é possível evitá-lo e poupar energia.

Apague as luzes desnecessárias

Parece óbvio, mas muitas vezes mantemos as luzes ligadas sem qualquer necessidade. Durante o dia, aproveite o máximo de luz natural, especialmente em tarefas pouco minuciosas que não requeiram muita concentração ocular, como arrumar o quarto ou a casa, cozinhar, etc. Habitue-se também a apagar a luz sempre que sair de uma divisão que fique vazia, mesmo que por períodos curtos de ausência.

Se ainda não o fez, está na altura de investir em lâmpadas economizadoras, de preferência LED; a longo prazo o esforço financeiro feito inicialmente compensa, dado o reduzido consumo das mesmas.

Casa mais eficiente

Tornar a casa mais sustentável e eficiente, através da instalação de janelas próprias para o efeito ou de sistemas de aquecimento que recorram a energias renováveis ou isolamento térmico, por exemplo, são formas de tornar a casa mais confortável nos meses mais frios sem gastar mais por isso. Este tipo de obras pode ser comparticipado até 70%, o que é de aproveitar. Informe-se sobre o programa Edifícios Mais Sustentáveis e candidate-se.

Escolha a tarifa de eletricidade mais adequada

Cada casa é um caso, por isso, avalie as suas necessidades e escolha a melhor tarifa para poupar energia em função das mesmas. Para o ajudar nesta tarefa, a DECO tem um simulador online de fácil utilização, tal como a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

O Compara+ disponibiliza também uma ferramenta online que lhe permite comparar as ofertas dos diferentes fornecedores.

Desligue os consumidores “fantasma”

Tenha o hábito de desligar da tomada todos os aparelhos elétricos que não está a usar. Em standby, dispositivos como TV, carregadores de telemóvel, que por hábito ficam sempre ligados, micro-ondas, boxes, aparelhagens ou consolas continuam a gastar energia, que se reflete na fatura da luz.

Não lave antes de encher as máquinas

Use a máquina de lavar roupa e loiça, bem como a de secar, na capacidade máxima, e use a de secar apenas quando não for possível secar a roupa ao ar. Se optar pela secadora, prefira a centrifugação mais forte. E opte por temperaturas baixas para lavar a roupa – atualmente os detergentes são eficazes em lavagens com água morna ou fria. Reserve as temperaturas máximas recomendadas para lavar roupa de quem esteja doente ou sofra de alergias, ou se usar fraldas de pano em vez de descartáveis.

Mini, micro

Prefira o micro-ondas para aquecer alimentos e o miniforno para preparar refeições para poucas pessoas, dado consumirem muito menos do que os fornos elétricos tradicionais. E, já que falamos de cozinhar, use tachos pequenos nos bicos de fogão de dimensão mais reduzida – se os colocar sobre os bicos maiores, vai desperdiçar uma percentagem significativa de calor e, assim poupar energia.

Modo poupança

Ajuste as definições de dispositivos eletrónicos como consolas e smartphones para o modo poupança de energia. E quando carregar o smartphone, faça-o em modo de voo, a forma mais eficiente.

Adeus correntes de ar

Acabar com as correntes de ar é outro dos cuidados que deve ter, pois só assim será possível manter a casa acolhedora e evitar custos acrescidos na fatura da eletricidade por utilização acrescida – e desnecessária – dos sistemas de aquecimento. Antes de mais, há que detetá-las. Se a origem for nas portas e/ou janelas, rolos e fita de calafetagem específicos para o efeito podem ajudar, outras situações poderão requerer intervenção profissional.

Reforce os cortinados

Os cortinados são uma das formas de evitar perdas de calor através das janelas e, de inverno, quanto mais grossos, melhor. Mantenha-os abertos durante o dia, onde bata o sol, para deixar entrar um pouco de calor e feche-os, tal como os estores, assim que começar a escurecer.

Lareira ou recuperador de calor

Um recuperador de calor é três vezes mais eficiente do que uma lareira aberta, e tem a vantagem de não necessitar de instalação de chaminé, precisa apenas de um orifício até ao exterior para libertar o ar queimado e permitir a entrada do ar frio. Uma lareira tradicional é facilmente substituível por um recuperador.

Eletrodomésticos

Se tem de adquirir um novo eletrodoméstico, dê preferência aos modelos de eficiência energética mais elevada. O investimento compensa a poupança futura.