Powered by

Cetelem
Notas em Dia
Ginásio: escolha o melhor para siGinásio: escolha o melhor para si

Ginásio: escolha o melhor para si

Ginásio: escolha o melhor para si

Essencial para a sua saúde e bem-estar, já que além de ajudar a controlar o peso e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro, melhora a autoestima e disposição, promove a autonomia e combate a depressão e ansiedade, o exercício físico é decididamente algo a incluir na sua rotina diária. Um ginásio é uma boa opção, mas para que a sua frequência se torne um hábito regular, há alguns fatores a considerar.

 

Localização

Perto de casa (ideal para prática matinal, antes do jantar e fins de semana), do local de trabalho (ideal se usar a hora de almoço para frequentá-lo ou assim que sair) ou da escola dos filhos (se preferir treinar depois de os deixar e antes de chegar ao emprego) são provavelmente os melhores locais a considerar – tudo o que implicar grandes desvios dos percursos habituais é meio caminho andado para comprometer as melhores intenções. Faça um levantamento dos estabelecimentos que existem nas diferentes áreas e veja quais os mais vantajosos em termos de acessibilidade e conjugação de horários.

 

Horário

Informe-se sobre as horas de abertura e fecho, sem esquecer o horário das aulas, caso pretenda frequentá-las. Ao fim de semana, o horário tende a mudar, pelo que convém verificar a compatibilidade com eventuais compromissos (atividades dos filhos, exigências profissionais, etc.). Peça uma impressão das aulas e compare várias opções.

 

Espaço e ambiente

Sentir-se bem é um dos principais requisitos para integrar a prática de exercício físico na sua rotina e manter-se fiel à mesma. Visite o espaço e certifique-se que responde às suas exigências: equipamento disponível, áreas das diferentes salas de exercício, balneários (toalhas, cacifos, secador de cabelo, higiene e limpeza, manutenção, etc.), sauna e banho turco (se pretender utilizá-los), spa, espaço crianças, se precisar de deixar os seus filhos enquanto treina, aulas de grupo e respetiva lotação habitual, treino personalizado, aulas oferecidas…

 

Custo

Além de variarem de estabelecimento para estabelecimento, as mensalidades dos ginásios e health clubs divergem ainda de acordo com as opções selecionadas (livre trânsito, horário parcial, campanhas em vigor, inscrição individual, familiar ou coletiva, acordos com empresas, etc.). Analise as várias opções e decida qual lhe poderá ser mais vantajosa, mas antes de selar o acordo, tem sempre a hipótese de negociar. Não se acanhe: entre os benefícios, poderá conseguir toalhas ou cacifo gratuito, redução significativa se pagar anualmente ou por débito bancário ou se indicar contactos de potenciais clientes. Inscrições familiares ou de grupo beneficiam também geralmente de descontos.

Alguns ginásios oferecem igualmente aulas avulsas ou em pack. Informe-se, embora sejam por norma mais caras.

 

Teste

Por norma, é sempre possível fazer algumas aulas ou frequentar o ginásio um dia (ou mais) sem compromisso. Peça para experimentar antes de inscrever, o que lhe possibilita ter uma ideia realista da dinâmica do ginásio.