Porque deve tirar férias
Porque deve tirar férias
Descanso, ausência do local de trabalho, quebra de rotina ou alívio de stress são alguns dos benefícios das férias, mas há mais, inclusive para a sua carreira.
Verão ou inverno, uns dias de férias são sempre bem-vindos e o organismo agradece. Melhoria da disposição, dos níveis de tensão arterial e dos padrões de sono são alguns dos efeitos benéficos possíveis de uma pausa do trabalho. E não falamos apenas das chamadas férias de “praia e descanso”; os resultados fazem sentir-se mesmo se optar por férias mais preenchidas.
Férias com bom tempo têm algumas vantagens adicionais, a começar pelo sol, que ajuda a combater estados depressivos e a fortalecer o sistema imunológico – atenção, no entanto, para não se expor ao sol durante as horas de maior calor e use sempre protetor solar, para evitar surpresas desagradáveis. Frutas e legumes são também mais bem-vindos quando o calor aperta, contribuindo para a sensação de bem-estar geral. Aproveite a deixa e inclua mais alimentos destes grupos quando regressar ao trabalho.
Sai habitualmente cedo e regressa tarde a casa durante a semana? É provável que passe então pouco tempo com a família e os amigos. Tirar férias é uma das formas de o compensar e de lhe permitir tempo de qualidade com aqueles que lhe são mais caros. Boa disposição, descontração e mais paciência são resultados garantidos.
Férias podem ser também sinónimo de novas experiências, que, por falta de tempo no dia a dia, são constantemente adiadas sine die. Se tem tempo livre, porque não aventurar-se? Experimentar coisas aumenta a autoestima e a confiança e impulsiona o crescimento pessoal. Quer melhor incentivo? Só ou com família ou amigos, inscreva-se num curso de cozinha ou de pintura, experimente uma modalidade desportiva, parta uma semana (ou duas) numa missão de voluntariado, cá ou lá fora; opções não faltam!
E no trabalho?
Gozar as férias a que tem direito pode ainda refletir-se no trabalho e na carreira. Segundo a revista Forbes, as férias tendem a aumentar não só o bem-estar geral no trabalho, mas também a produtividade. Contribuem ainda para evitar problemas como exaustão ou esgotamentos e reduzir os níveis de stress, um dos principais responsáveis pelas visitas aos médicos, de acordo com Sharon Melnick, psicóloga, especializada em resiliência ao stress. Menos stress conduz, por sua vez, a um melhor ambiente de trabalho, com menos reações emocionais e maior empenho na busca das melhores soluções e não simplesmente nas mais fáceis, de acordo com Tony Schwartz, fundador do The Energy Project, que ajuda “organizações, coaches e pessoas a criar locais de trabalho mais saudáveis, mais felizes e com melhor desempenho”.
Desfrutar de uns dias afastado do local de trabalho repercute-se ainda no aumento da motivação para atingir os objetivos profissionais e também da criatividade.
Não tem tempo para férias de momento ou já as gozou na sua totalidade? Habitue-se a fazer uma pausa a cada 90 minutos ou duas horas, tal como se estivesse a conduzir. Levante-se e vá beber um copo de água, por exemplo, feche os olhos e respire fundo, navegue uns minutinhos pela net. Verá como facilmente se sentirá mais produtivo e eficiente. Há, aliás, estudos que defendem que trabalhar demasiadas horas seguidas afeta a criatividade e a intensidade de trabalho.