Smart home, sabe o que é?
Smart home, sabe o que é?
Controlar a casa com uns simples toques no ecrã do smartphone ou comandos de voz é a possibilidade que lhe oferece a tecnologia para tornar a sua casa inteligente e simplificar a sua vida.
Quantas vezes não saiu de casa para voltar atrás pouco depois para confirmar se a porta ficou bem fechada, se as luzes estavam apagadas ou se o ferro não ficou ligado? Com uma casa inteligente, smart home em inglês, todas estas idas e vindas são desnecessárias. Através de uma simples aplicação é possível passar a casa em revista à distância, dar indicações para ligar o ar condicionado algum tempo antes de chegar a casa, acender e apagar luzes, controlar a rega, alimentar o seu gato ou cão ou simplesmente saber o que tem no frigorífico para saber se precisa de alguma coisa extra para fazer o jantar. Ou ver quem está a tocar à campainha, mesmo estando a desfrutar de férias do outro lado do oceano.
O que é uma smart home?
Casa inteligente, literalmente, refere-se a uma casa equipada com uma rede de comunicação que permite interligar aparelhos, sistemas e objetos que são geridos através duma app instalada no smartphone, tablet, computador ou inclusive através de smartwatch. Funciona com objetos também eles inteligentes, como luzes, estores, eletrodomésticos, aparelhos de videovigilância, de alimentação no caso de animais de estimação, climatização, alarmes, etc.
Vida mais simples, mais conforto e maior eficiência
Concebida para simplificar a vida em casa facilitando várias operações do dia a dia em casa e simultaneamente torná-la mais eficiente em termos energéticos – permite, por exemplo, controlar os consumos e desligar à distância aparelhos em standby ou liga-los nos períodos de consumo mais baratos –, o que se traduz em maiores poupanças, por poucas palavras, significa substituir os aparelhos tradicionais por aparelhos inteligentes com ligação à Internet.
Outras das vantagens duma smart home é poder contar com a ajuda de assistentes virtuais como os da Apple, da Google e da Amazon para facilitar o controlo dos vários sistemas e realização de tarefas.
Não implica obrigatoriamente a mudança de tudo ao mesmo tempo; pode começar pela iluminação e/ou segurança, por exemplo, ou por uma divisão, se não quiser fazer grandes renovações.
Geralmente, trata-se de soluções plug and play, sendo no entanto recomendável ter uma conexão Wi-Fi boa e estável em casa.
Leia também: Obras em casa: o que deve ter em conta