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SPIN do Banco de Portugal – Transferências monetárias com máxima comodidade e segurançaSPIN do Banco de Portugal – Transferências monetárias com máxima comodidade e segurança

SPIN do Banco de Portugal – Transferências monetárias com máxima comodidade e segurança

SPIN do Banco de Portugal – Transferências monetárias com máxima comodidade e segurança

Fazer transferências de dinheiro é agora mais simples e rápido, sendo apenas necessário o número de telefone do beneficiário ou o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) se o mesmo for uma empresa.

Apesar de o IBAN (International Bank Account Number) poder ser usado para fazer transferências, transferir dinheiro para a conta de outras pessoas ou mesmo para uma conta sua é agora mais fácil. Em vez do IBAN, constituído pelo código de país (PT, no caso de Portugal) e por dois dígitos de controlo (50 em Portugal) e mais 21 dígitos correspondentes ao número de identificação bancária (NIB) e a que apenas os titulares das contas têm acesso, tudo o que precisa agora é do número de telefone da pessoa para quem se quer transferir dinheiro, bastando consultar a sua lista de contactos no telemóvel.

O que é o SPIN?

Cómodo e seguro, o SPIN (de Seguro, Prático e Inovador) é a nova funcionalidade lançada pelo Banco de Portugal (BdP) que “permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciarem uma transferência, a crédito ou imediata, de forma simples e conveniente, através da indicação de um identificador do beneficiário, em vez de digitarem o IBAN”.  No caso de pessoas singulares, “esse identificador é o número de telemóvel e, no caso de pessoas coletivas, o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC)”, explica o site do Banco de Portugal.

Para utilizar o SPIN basta ser titular de uma conta de pagamentos num banco ou “prestador de serviços de pagamento estabelecido em Portugal que participe no subsistema de transferências imediatas e/ou na vertente SEPA do subsistema das transferências a crédito do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI)”, explica o BdP, adiantando que o SPIN pode ser utilizado nos “mesmos canais em que o seu prestador de serviços de pagamento disponibiliza a iniciação de transferências, a crédito e imediatas, sejam canais remotos (por exemplo, homebanking ou aplicação móvel) ou presenciais (por exemplo, balcões)”. 

Quais as vantagens do SPIN?

  • Comodidade e segurança;
  • Não requer a instalação de qualquer app;
  • É gratuito;
  • Sem limites de transferências e de montantes;
  • Permite efetuar transferências internacionais. Mas, embora o SPIN aceite números de telemóvel estrangeiros, não é possível associar NIF estrangeiros ao IBAN, já que apenas são aceites números fiscais emitidos em Portugal.

Como aderir ao SPIN?

Apesar de não ser necessário associar o seu número de telemóvel à sua conta para iniciar uma transferência com o SPIN, se quiser receber dinheiro através de transferência bancária pelo SPIN terá de o fazer, isto é, terá de associar o seu número de telemóvel ou NIPC ao IBAN da conta bancária para a qual pretende que sejam feitas as transferências por SPIN. Para isso, deverá solicitar esta associação do número de telemóvel (no caso de pessoas singulares) ou do NIPC (para as pessoas coletivas) ao IBAN da conta onde pretende receber os fundos.

O pedido deve ser feito por isso nos bancos /instituições financeiras no qual se encontra domiciliada a conta de pagamento na qual serão recebidos os fundos, explica o BdP, seja através da app instalada no seu smartphone, homebanking, balcões ou por telefone.

Quais os bancos aderentes ao SPIN?

Os bancos e outras instituições financeiras estão obrigados a disponibilizar o SPIN aos seus clientes até ao próximo 16 de setembro, pelo que a partir desta data todos serão aderentes.

Notas importantes a reter sobre o SPIN

  • “O número de telemóvel a utilizar como identificador da conta deverá ser o mesmo que está registado junto do banco, designadamente para efeitos de autenticação forte do cliente”, salienta a DECO.
  • Não se pode ter o mesmo número de telemóvel ou NIPC associado a mais de um IBAN.
  • Pode associar-se mais do que um número de telemóvel ou NIPC ao IBAN da conta bancária, desde que se trate de contas que tenham mais do que um titular – neste caso, cada titular pode associar o respetivo número de telemóvel para receber dinheiro por transferência na conta.

Como fazer transferência bancária no telemóvel

  1. Entre no homebanking ou app do seu banco.
  2. Selecione Transferir com SPIN.
  3. Digite (ou procure nos seus contactos) o número de telefone ou NIPC do beneficiário.
  4. Confirme nome do titular da conta.
  5. Prossiga operação.

SPIN vs. MBWay

 SPINMBWay
GestãoDisponibilizado pelo Banco de Portugal, entidade públicaDisponibilizado pela SIBS, entidade privada
CustoGratuitoPode implicar anuidades e outras taxas que respeitantes ao cartão a que o MBWay está associado
UtilizaçãoSem limites de número de transferênciasMáximo de 50 transferências recebidas por mês
Sem limites de montante750€ por operação 2.500€ por mês
Limitado a transferênciasPermite, além de enviar (transferir) dinheiro, fazer pagamentos de compras, o que pode ser feito em várias plataformas e dispositivos, e levantamentos sem cartão, por exemplo


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