Notas em Dia
Como utilizar o reembolso de IRS para maior estabilidade financeiraComo utilizar o reembolso de IRS para maior estabilidade financeira

Como utilizar o reembolso de IRS para maior estabilidade financeira

Como utilizar o reembolso de IRS para maior estabilidade financeira

Se este ano é um dos felizes contemplados com o reembolso do IRS, saiba como o pode aplicar, mesmo que em 2025 seja menor do que o habitual.

O reembolso de IRS é pago aos contribuintes através de transferência bancária, cheque ou vale postal, até à data limite de 31 de agosto, embora, por norma, o pagamento seja feito entre 12 (IRS automático) e 17 dias (IRS manual). Isto se a declaração de IRS tiver sido entregue dentro do prazo, i.e., até 30 de junho.

Se costuma receber reembolso de IRS, é expectável que este ano de 2025 o reembolso seja menor do que em anos anteriores, devido à redução das taxas de retenção na fonte e ajustes das tabelas de retenção em 2024, que fez com que os contribuintes descontassem menos ao longo do ano.

Mesmo que o valor do reembolso do IRS seja inferior ao de anos anteriores, há várias formas de o aplicar e gerir, contribuindo para melhorar a saúde das suas finanças pessoais e/ou familiares.

Reforçar poupanças

Começar pela aplicação de parte do reembolso no seu fundo de emergência, assim como no seu(s) plano(s) poupança-reforma (PPR) ou em certificados de aforro ou do tesouro é uma boa forma de se precaver contra eventuais imprevistos e contribuir um pouco mais para a melhoria da sua qualidade de vida na reforma.

Adicionalmente, reforçar o PPR – ou subscrever um, caso ainda não tenha – poderá trazer-lhe benefícios fiscais no IRS no próximo ano.

Amortizar os créditos

Se a taxa de esforço familiar for elevada, uma forma de a reduzir e “respirar” um pouco melhor no fim do mês pode passar por amortizar os créditos para reduzir dívidas e prestações mensais.

Pagar despesas fixas

Impostos como o IMI e o IUC, seguros do carro, da casa, de saúde, etc., quotas de condomínio, acertos da conta de eletricidade, entre outras, estão entre as despesas que poderá aproveitar para pagar com o reembolso do IRS.

Casa mais eficiente

Outra possibilidade é tornar a sua casa mais eficiente e consequentemente também mais amiga do ambiente e da sua carteira. Desde a substituição de janelas à instalação de painéis solares para gerar eletricidade e aquecer a água por exemplo, são várias as opções à sua disposição.

Formação, sempre um bom investimento

Educação e/ou formação contínua são atualmente essenciais para garantir as competências necessárias para o mercado de trabalho. Se tem filhos em idade escolar ou pretende uma maior progressão na sua carreira ou investir no seu desenvolvimento pessoal, poderá usar este montante de dinheiro para assegurar as despesas com propinas, por exemplo.

Financiar férias ou outros projetos pessoais

E porque os sonhos também comandam a vida, uma parte do reembolso do IRS pode ser aplicada num destino de sonho para as próximas férias ou no lançamento dum negócio próprio, caso seja algo que ambicione.

Tome nota

Para receber o reembolso por transferência bancária, confirme no site das Finanças que o seu IBAN está correto.